United Airlines admite dispensar até 36.000 trabalhadores, cerca de 40% do total

A companhia aérea norte-americana alertou 38% dos seus trabalhadores sobre a possibilidade de irem para lay-off ou serem mesmo despedidos.

A United Airlines está a ponderar dispensar mais de um terço dos seus trabalhadores e já enviou mesmo uma carta a informar dessa possibilidade. No comunicado enviado pela companhia aérea norte-americana, citado pelo Business Insider (conteúdo em inglês), vem referido que 36.000 funcionários poderão ser colocados em lay-off ou até mesmo virem a ser despedidos.

A fraca procura por viagens aéreas devido à pandemia está na origem desta decisão. No pico da pandemia, em meados de abril, a procura caiu cerca de 97% e, embora tenha havido uma ligeira recuperação, voltou a haver uma quebra nas últimas semanas, à medida que aumentam os casos de infeção em vários Estados norte-americanos.

A United Airlines já começou a notificar os seus 95.000 funcionários sobre esta possibilidade, que afetará 15.000 comissários de bordo, 2.250 pilotos, 11.000 técnicos de apoio ao cliente, 800 funcionários de catering, 1.000 funcionários de contact center, 225 funcionários de operações de rede, 5.500 trabalhadores de manutenção e 1.400 funcionários de gestão e administração, diz o Business Insider.

A companhia aérea esclarece que nem todos os trabalhadores notificados serão afetados por estas medidas e que o número final vai depender de quantos funcionários aderirem ao lay-off de forma voluntária, mas também da procura por voos no mês de agosto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

United Airlines admite dispensar até 36.000 trabalhadores, cerca de 40% do total

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião