Vai nascer na Arábia Saudita o maior projeto do mundo de hidrogénio verde. Vale cinco mil milhões

A unidade terá capacidade para produzir 650 toneladas de hidrogénio verde para transportes e permitirá poupar anualmente a emissão de 3 milhões de toneladas de CO2 a nível mundial.

A Air Products, que detém em Portugal a subsidiária Gasin, anunciou esta quinta-feira uma joint venture com a ACWA Power e a NEOM para a construção de uma unidade de produção de amoníaco baseado em hidrogénio verde que será alimentada por energias renováveis. Um investimento de cinco mil milhões de euros.

Este que será o maior projeto do mundo de hidrogénio verde vai localizar-se em Neom, zona do noroeste do Reino da Arábia Saudita, e terá a capacidade para produzir diariamente 650 toneladas de hidrogénio verde para transportes e reduzir a emissão de três milhões de toneladas de CO2 a nível mundial.

“Estamos honrados e orgulhosos nesta parceria com a ACWA Power e com a NEOM e por usarmos tecnologias comprovadas para tornar real o sonho mundial de energia 100% verde. Este projeto irá permitir obter uma fonte de energia totalmente limpa numa escala massiva e eliminar emissões com efeito de estufa e outros poluentes equivalente a mais de 700 mil automóveis”, diz o presidente e chefe executivo da Air Products, Seifi Ghasemi, citado em comunicado.

O projeto deverá entrar em operação em 2025 e irá produzir amoníaco verde para exportação para os mercados globais.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

Vai nascer na Arábia Saudita o maior projeto do mundo de hidrogénio verde. Vale cinco mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião