Conselho das Obras Públicas quer acelerar a ligação entre Porto-Lisboa

  • ECO
  • 10 Julho 2020

Conselho das Obras Públicas defende que Lisboa e Porto fiquem à distância de duas horas em comboio. Pretende que esta medida seja "implementada tão rapidamente quanto possível".

O Conselho das Obras Públicas (CSOP) recomendou ao Governo a constituição de um Plano Ferroviário Nacional. E, de acordo com o Público (acesso condicionado), pede que o tempo de percurso da ligação entre as cidades do Porto e Lisboa por comboio seja encurtado.

O parecer daquele conselho pede que a construção de variantes à linha do Norte por forma a aumentar a sua capacidade e segregar tráfegos rápidos e lentos, permitindo que Lisboa e Porto fiquem à distância de duas horas em comboio, seja “implementada tão rapidamente quanto possível”.

Este investimento está estimado em 1.500 milhões de euros e, de acordo com o parecer do CSOP a que o jornal teve acesso, deve avançar no curto prazo, apontando para uma data entre 2021 e 2023.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Conselho das Obras Públicas quer acelerar a ligação entre Porto-Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião