Hoje nas notícias: Comboios, presidenciais e poupança

  • ECO
  • 10 Julho 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Marcelo Rebelo de Sousa continua bastante destacado na corrida às presidenciais, revela sondagem que lhe dá vitória à primeira volta, o Conselho das Obras Públicas recomenda ao Governo para acelerar a variante da linha do Norte que permite encurtar o tempo da ligação ferroviária Porto-Lisboa, enquanto o Banco de Portugal alerta para o risco de o aumento da poupança dos portugueses poder agravar a crise. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.

Sondagem: Marcelo continua com reeleição garantida à primeira volta

Uma segunda volta nas presidenciais continua a ser improvável, a meio ano das eleições. Marcelo Rebelo de Sousa continua à frente nas intenções de voto, revela uma sondagem feita pela Aximage para o Jornal Económico. O atual Chefe de Estado tem 65% das intenções de voto, Ana Gomes a surge em segunda posição, com 13%, quase o dobro das intenções de voto de André Ventura (7%). Leia a notícia completa no Jornal Económico (link indisponível).

Conselho das Obras Públicas quer acelerar ligação ferroviária entre Porto e Lisboa

O Conselho das Obras Públicas recomendou ao Governo a constituição de um Plano Ferroviário Nacional e que o tempo de percurso da ligação entre as cidades do Porto e Lisboa seja acelerado. O parecer daquele conselho pede que a construção de variantes à linha do Norte por forma a aumentar a sua capacidade e segregar tráfegos rápidos e lentos, permitindo que Lisboa e Porto fiquem à distância de duas horas em comboio, seja “implementada tão rapidamente quanto possível”. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Banco de Portugal teme regresso do “paradoxo da poupança”

O Banco de Portugal (BdP) teme que a nova crise financeira, provocada pela pandemia, possa levar os portugueses a aumentarem os níveis de poupança. Máximo dos Santos, vice-governador do BdP, diz que esta “crise é especial”, não excluindo a possibilidade de se vir a assistir ao chamado “paradoxo da poupança”, situação que poderá agudizar ainda mais a recessão económica. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Filho de Humberto Pedrosa na calha para CEO da TAP

David Pedrosa, filho de Humberto Pedrosa, acionista da TAP, poderá vir a ser o substituto de Antonoaldo Neves na liderança da companhia aérea portuguesa. O nome de Pedrosa é apontado como estando na “short list”, não sendo indicada a fonte desta informação. Leia a notícia completa no Jornal Económico (link indisponível).

Câmaras estão a ajudar milhares de famílias a pagarem rendas

Com a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, muitas famílias perderam rendimento, seja por terem entrado em lay off, seja por terem ficado sem emprego. Muitas delas estão a pedir ajuda às autarquias que estão já a apoiar milhares de pessoas a suportarem os encargos com as rendas. As ajudas vão dos 60 até aos 500 euros. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Comboios, presidenciais e poupança

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião