Mais cinco mortes e 252 novos casos de Covid-19. 85% na região de Lisboa

Nas últimas 24 horas, foram identificados 252 novos casos pelo novo coronavírus em Portugal, com o número total de infetados a subir para 49.150.

A Direção-Geral de Saúde (DGS) identificou 252 novos casos de infeção por Covid-19, elevando para 49.150 o número total de infetados desde o início da pandemia. Trata-se de uma subida de 0,52% face ao dia anterior. Nas últimas 24 horas morreram mais cinco pessoas com a doença, de acordo com a última atualização das autoridades de saúde.

No seguimento do que se tem vindo a observar desde meados de maio, a maioria das novas infeções foram na região de Lisboa e Vale do Tejo. Foram identificados 215 novos casos nesta região, o que representa 85,32% do total. Isto significa que mais de oito em cada dez novas infeções foram detetadas nesta região.

Boletim epidemiológico de 22 de julho:

Lisboa é, assim, a região com mais casos registados até ao momento (24.685 casos de infeção e 574 mortes), à frente do Norte (18.390 casos e 827 mortes), do Centro (4.379 casos e 252 mortes), do Algarve (796 casos e 15 mortes) e do Alentejo (639 casos e 19 mortes). Nas regiões autónomas, os Açores registam 159 casos e 15 mortos, enquanto a Madeira tem 102 pessoas infetadas

Quanto à caracterização clínica, a maioria dos infetados está a recuperar em casa, sendo que 439 estão internados (uma estabilização face a ontem), dos quais 59 em unidades de cuidados intensivos (menos três). Há 1.606 pessoas a aguardar resultados laboratoriais, enquanto mais de 35 mil pessoas estão sob vigilância das autoridades de saúde.

Desde que a pandemia chegou a Portugal, já morreram 1.702 pessoas vítimas da doença, mais cinco nas últimas 24 horas. Quanto ao número de pessoas dadas como recuperadas, são agora 33.999, mais 230 face ao balanço do dia anterior.

Portugal já realizou mais de um 1,48 milhões de testes à Covid-19

Na conferência de imprensa desta quarta-feira, a secretária de Estado Adjunta da Saúde fez referência à crescente capacidade de testagem à Covid-19 em Portugal, a qual considera “determinante” no combate à pandemia. “A média de testes diária neste mês de julho é de 13.670, o que confirma a tendência ascendente do número de testes no mês de julho em comparação com o mês de junho”, disse Jamila Madeira, em declarações transmitidas pela SIC Notícias.

Nesse sentido, desde que os primeiros casos foram detetados no país, “já foram realizados mais de 1.480.000 testes à Covid -19“, confirmou a governante, acrescentando que “a rede de laboratórios passou de 20 para quase 98, em julho”, incluindo o setor “público, privados, universidades e centros de investigação”.

Segundo a secretária de Estado Adjunta e da Saúde, o investimento na Saúde, “tem sido determinante no combate à pandemia e vai ser reforçado com o novo investimento conforme previsto no Plano de Estabilização Económica e Social (PEES) e acomodado no Orçamento Suplementar”, concluiu.

Questionado sobre a possibilidade de a vacina BCG, contra a tuberculose, poder ser usada para a Covid-19, o sub-diretor-geral da Saúde reitera que os ensaios clínicos “não se fazem em meia dúzia de meses”, demorando anos a ser concluídos. “A OMS está a acompanhar dois ensaios dos quais ainda não temos resultados finais, nem sequer preliminares”, acrescentou, garantindo que a DGS está a acompanhar os desenvolvimentos.

(Notícia atualizada pela última vez às 16h38)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais cinco mortes e 252 novos casos de Covid-19. 85% na região de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião