EDP cai 2% e atira Lisboa para o vermelho. Nos trava maior queda

As cotadas da família EDP penalizaram a bolsa de Lisboa, que perdeu 1% na última sessão da semana. Os títulos da Nos impediram uma queda mais acentuada do índice.

A bolsa de Lisboa encerrou a última sessão da semana em terreno negativo, pressionada pelas cotadas da família EDP, que perderam até quase 3,5%. A impedir uma queda mais acentuada do índice esteve a Nos, um dia depois de ter revelado uma perda de 60% dos lucros até junho. Lisboa acompanhou, assim, o cenário de perdas que se viveu nas restantes praças europeias.

O PSI-20 recuou 1,02% para 4,492.30 pontos, com apenas duas cotadas no verde e três inalteradas. A maioria das 18 cotadas nacionais contribuiu para este desempenho do índice de referência nacional, sobretudo as do setor energético.

A EDP Renováveis caiu 3,44% para 14,04 euros, apresentando a maior descida desta sessão, enquanto a EDP desvalorizou 2,13% para 4,49 euros. Este comportamento das elétricas acontece numa altura em que está em marcha o aumento da capital da EDP para comprar a espanhola Viesgo. Ainda no setor energético, a Galp Energia manteve-se inalterada, enquanto a REN caiu 0,8%.

Elétrica perdeu mais de 2%

Nas perdas, destaque ainda para o BCP que recuou 1,7% para 0,1039 euros, enquanto a Jerónimo Martins perdeu 1,37% para 14,375 euros. No setor do papel, a Navigator caiu 0,27%, assim como a Semapa que desvalorizou 0,86% e a Altri que perdeu 1,69%.

A impedir uma descida mais acentuada do PSI-20 esteve a Nos, cujos títulos avançaram 1,66% para 4,036 euros, representando a maior subida da sessão. Este desempenho da operadora acontece um dia depois de ter revelado uma perda de 61% nos lucros do primeiro semestre, o que, embora seja negativo, superou as expectativas dos investidores, que esperavam resultados piores.

Destaque ainda para as ações da Sonae, que somaram 0,48% para 0,6333 euros.

Na última sessão da semana, a bolsa de Lisboa acompanhou a tendência negativa que se vive nas restantes praças europeias, num dia marcado pelas tensões diplomáticas entre os Estados Unidos e a China. O Stoxx 600 perdeu 1,72% para 367,21 pontos, assim como outros índices europeus, como o francês CAC-40 que caiu 1,54% e o espanhol Ibex-35 que desvalorizou 1,22%.

(Notícia atualizada às 16h55 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP cai 2% e atira Lisboa para o vermelho. Nos trava maior queda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião