Costa Silva alerta que problemas na administração pública põem em causa a recuperação

  • ECO
  • 25 Julho 2020

António Costa Silva aponta dimensão dos desafios que se aproximam. Ao Dinheiro Vivo, diz esperar um agravamento da crise, acompanhada de uma onda de falências de empresas, depois de setembro.

António Costa Silva considera que a ineficiência da administração pública pode colocar em risco a execução dos fundos comunitários que Portugal vai receber e, consequentemente, na recuperação económica do país. O alerta foi feito, em entrevista ao Dinheiro Vivo (acesso livre) pelo consultor que foi chamado pelo Governo para definir a visão estratégica do plano de recuperação económica.

Nós temos um problema com a administração pública. Há áreas que estão muito desenvolvidas, têm qualidade, e outras que deixam muito a desejar. Quando se olha para a quantidade de recursos financeiros que vem da Europa, como é que os vamos executar?”, disse Costa Silva ao semanário, defendendo a digitalização da administração pública e o reforço dos quadros de pessoal com profissionais mais jovens e qualificados.

O consultor aponta a “magnitude” dos desafios pela frente e a necessidade de responder e executar os programas necessários para o país se transformar. Sem mudanças, “há riscos de o plano não ser executado, pelo menos algumas partes essenciais”, refere, na entrevista ao Dinheiro Vivo. “Há sempre esse risco e é por isso que a magnitude do desafio é tão grande. A crise que estamos a viver ainda vai piorar a partir de setembro/outubro como também alerto no relatório, e podemos ter uma cascata de falências de empresas que são absolutamente cruciais para o futuro“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa Silva alerta que problemas na administração pública põem em causa a recuperação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião