Confinamento afundou turismo dos portugueses em março

Nos primeiros três meses do ano, os portugueses fizeram 3,7 milhões de viagens, uma quebra de 20% face ao mesmo período do ano passado. Em março essa quebra foi de 70% devido à pandemia.

No primeiro trimestre do ano, as viagens realizadas pelos portugueses caíram 20%, mostram os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Contudo, analisando apenas o mês de março, essa quebra foi de 70%, justificada pela pandemia de coronavírus, dado ter sido na altura em que se registaram os primeiros casos de infeção no país. No que diz respeito às viagens ao estrangeiro, estas diminuíram mais de 80% no terceiro mês do ano.

Os portugueses realizaram 3,7 milhões de viagens nos primeiros três meses do ano, o equivalente a uma diminuição de 20% face ao mesmo período do ano passado. Desse universo, 88% correspondeu a viagens em território nacional, enquanto 12% tiveram como destino o estrangeiro.

“Lazer, recreio ou férias” foram a principal motivação para viajar no primeiro trimestre, concentrando 1,5 milhões de viagens. Ainda assim, estas viagens diminuíram quase 15%. Visitar familiares ou amigos também foi outro dos motivos, revelando o maior decréscimo (-29,1%).

Mas, numa análise mais detalhada, a quebra foi de 70% nas viagens dos residentes em março, mês em que foi declarado o estado de emergência. Neste mês, as viagens com destino ao estrangeiro caíram 88,1%, refere o INE.

Voltando ao trimestre, os portugueses preferiram marcar viagens através da Internet, tanto para fora como cá para dentro. “A proporção de viagens com marcação prévia de serviços foi 34%, uma proporção que atingiu 91,4% no caso de deslocações com destino ao estrangeiro”, diz o INE.

Na hora de ficar hospedado, os hotéis e similares foram a opção mais procurada, concentrando mais de 21% de todas as dormidas. “O alojamento particular gratuito foi o único tipo de alojamento que verificou um aumento na representatividade”, passando para um peso de 79,3%. E, no que toca à duração das estadias, a média ficou nas 4,68 noites, uma subida de 19,7%.

(Notícia atualizada às 11h19 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Confinamento afundou turismo dos portugueses em março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião