Governo vai criar bolsa com 18.660 casas para renda acessível

  • ECO
  • 29 Julho 2020

Os imóveis, devolutos e localizados de norte a sul do país, vão ser incluídos no Programa de Arrendamento Acessível. Investimento público chega aos 2.300 milhões de euros.

O Governo quer criar uma bolsa com 18.660 imóveis atualmente devolutos, que serão destinados ao Programa de Arrendamento Acessível, que arrancou em julho do ano passado. Segundo o Público (acesso pago), os imóveis serão selecionados pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e alguns poderão ser destinados às autarquias. O investimento público ascende a 2.300 milhões de euros.

Na lista estão palácios, antigos conventos, moradias, terrenos, quintas, apartamentos e blocos de apartamentos, atualmente devolutos. Estes serão reabilitados e destinados ao arrendamento acessível. Já foram identificados 18.660 imóveis, dos quais pelo menos 20% deverão ser transferidos para as autarquias ou entregues a parcerias público-comunitárias.

O Governo encarregará o IHRU de constituir esta referida bolsa, contribuindo, assim, para o reforço do parque habitacional público. O diploma está a ser preparado e aguarda aprovação no Conselho de Ministros, que poderá ser ainda esta semana. Esta bolsa prevê um investimento direto do Estado a rondar os 1.700 milhões de euros, aos quais se somarão outros cerca de 600 milhões das autarquias ou entras entidades.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo vai criar bolsa com 18.660 casas para renda acessível

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião