Câmara de Lisboa investe 14 milhões nas primeiras 128 casas de renda acessível na antiga Feira Popular

A autarquia vai dar início à construção do primeiro de cinco lotes de habitações de renda acessível nos terrenos da antiga Feira Popular de Lisboa. Investimento total ascende a 90 milhões.

A Câmara de Lisboa (CML) vai dar início à construção das primeiras 128 casas de renda acessível em Entrecampos, nos terrenos da antiga Feira Popular de Lisboa. Nesta primeira fase o investimento é de 14 milhões de euros, mas a meta da autarquia é construir 476 habitações a preços abaixo do mercado, num investimento total de 90 milhões de euros.

É na Avenida das Forças Armadas, paralela à estação de comboios de Entrecampos, que vão nascer habitações de renda acessível para jovens e famílias de classe média, inseridas numa obra que vai mudar o centro da cidade de Lisboa. A primeira pedra foi lançada esta sexta-feira, por Fernando Medina, dando, assim, o pontapé de partida para a construção das primeiras 128 habitações, cujo prazo de execução é de 16 meses.

Mas as casas não ficam por aqui. O objetivo da autarquia é construir mais quatro lotes, num total de 476 habitações e vários equipamentos sociais, que deverão começar a ser construídos até ao final do ano, elevando o investimento total para cerca 80 milhões de euros, refere a autarquia.

Estas habitações serão inscritas no Programa de Renda Acessível, lançado pela Câmara de Lisboa no ano passado, e que garante rendas 30% abaixo do rendimento mensal líquido das famílias e dos jovens de classe média.

É nos terrenos da antiga Feira Popular que vão nascer todas estas casas, assim como centenas de escritórios e serviços. Estes terrenos foram comprados em hasta pública pela Fidelidade em dezembro de 2018, que pagou 273,9 milhões de euros. O projeto para as três parcelas alienadas, com uma área total de 27 hectares, dos quais 2,5 hectares serão zonas verdes, já está minimamente idealizado, tendo sido apresentado à autarquia na semana passada, tal como o ECO noticiou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Câmara de Lisboa investe 14 milhões nas primeiras 128 casas de renda acessível na antiga Feira Popular

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião