Dívida pública diminui 4,6 mil milhões em junho

A dívida pública, na ótica de Maastricht, caiu 4.625 milhões de euros em junho para os 259.754 milhões de euros.

Depois de ter atingido um novo recorde em maio, a dívida pública, na ótica de Maastricht (que é aquela que interessa a Bruxelas), caiu 4.625 milhões de euros para os 259.754 milhões de euros, em junho, face ao mês anterior, mostram os dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal. Para esta redução “contribuíram essencialmente as amortizações de títulos no valor de 4,4 mil milhões de euros”, explica o regulador.

Já os ativos em depósitos das administrações públicas desceram 8,2 mil milhões de euros, sinaliza o Banco de Portugal. Assim, a dívida pública líquida de depósitos aumentou 3,6 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 242,8 mil milhões de euros.

De salientar que, a 15 de junho, Portugal fez um reembolso de dívida com dez anos, devolvendo ao mercado quase 8 mil milhões de euros em dívida. A linha de obrigações do Tesouro tinha sido aberta há dez anos, ou seja, ainda no período pré-troika. Este reembolso diminuiu o montante desta dívida mais cara que o Tesouro ainda tem em stock.

A emissão de obrigações de longo prazo caiu, sendo que o valor passou de 155,4 mil milhões de euros em maio para os 149,7 mil milhões de euros em junho. No stock de títulos a curto prazo, pelo contrário, ocorreu uma subida, com este a passar de 11,05 mil milhões de euros, em maio, para 12,3 mil milhões de euros, em junho.

(Notícia atualizada às 11h35)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dívida pública diminui 4,6 mil milhões em junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião