Há investigações a acidentes com comboios pendentes há 14 anos

  • ECO
  • 4 Agosto 2020

De acordo com o último relatório anual do GPIAAF, relativo a 2018, só na área ferroviária, existem 20 investigações pendentes para acidentes com data anterior a 2011.

O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e Acidentes Ferroviários (GPIAAF) está a investigar acidentes que ocorreram em 2006 e para os quais ainda não existe uma conclusão, avança esta terça-feira a TSF (acesso livre). A razão prende-se com falta de pessoal. Esta estrutura do Estado está, há três anos, a aguardar aguarda pela autorização do Governo para contratar um terceiro investigador de acidentes ferroviários.

De acordo com o último relatório anual do Gabinete, relativo a 2018, só na área ferroviária, existem 20 investigações pendentes para acidentes com data anterior a 2011. O documento diz que, “atendendo à escassez de meios humanos, não foi possível dar continuidade ao encerramento destes processos”. A opção foi dar prioridade às investigações abertas após 2014, ano em que foi reativado o antigo Gabinete de Investigação de Segurança e de Acidentes Ferroviários, porque há “falta de informação relevante” relativamente aos acidentes antigos.

A TSF apurou que o Ministério das Finanças e o Ministério das Infraestruturas ainda não publicaram o despacho conjunto que permitirá contratar o terceiro investigador para a área do transporte ferroviário.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há investigações a acidentes com comboios pendentes há 14 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião