Pandemia levou a quedas no valor acrescentado em todos os setores na UE no primeiro trimestre

Foi no comércio, transporte, alojamento e serviços de alimentação, bem como no setor das artes, entretenimento, recreação e outras atividades de serviços, que se verificaram maiores quedas.

Todas as indústrias registaram uma queda no valor acrescentado bruto (VAB) e nas horas trabalhadas, no primeiro trimestre de 2020, na União Europeia. Foi nas atividades de comércio, transporte, alojamento e serviços de alimentação, bem como no setor das artes, entretenimento, recreação e outras atividades de serviços, que se sentiu uma maior diminuição.

Estas áreas foram das mais afetadas pelo confinamento ditado pelos governos para conter a disseminação da Covid-19, tendo registado quedas no VAB que rondam os 6%, face ao trimestre anterior, revelam os dados do Eurostat, divulgados esta quarta-feira. Estes setores são também aqueles onde se sentiu uma maior diminuição do emprego em termos de horas trabalhadas, entre os 5% e os 6%.

Verificaram-se declínios na remuneração dos funcionários (a preços correntes) e no número de pessoas empregadas na maioria dos setores, mas em menor grau do que o VAB, o que reflete os esquemas de apoio implementados pelos governos nacionais, salienta o gabinete de estatísticas da União Europeia.

O setor da informação e comunicação foi dos únicos que registou crescimento em quase todos os aspetos (0,9% no número de pessoas empregadas e 1,1% para remuneração dos funcionários), excetuando o VAB. Também a área da Administração Pública, defesa, educação, saúde e atividades de trabalho social registou um aumento no emprego, em número de pessoas, e na remuneração dos trabalhadores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pandemia levou a quedas no valor acrescentado em todos os setores na UE no primeiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião