Nas notícias lá fora: Trump, Brexit e Nintendo
Trump voltou a taxar as importações de alumínio proveniente do Canadá. Já o Reino Unido está confiante de que conseguirá um acordo para o Brexit em setembro.
Depois de dificuldades nas negociações, surgem notícias de que o ministro das Finanças britânico está otimista de que se poderá alcançar um acordo para o Brexit em setembro, três meses antes do final do período de transição. Os jornais destacam também que a fortuna de Mark Zuckerberg ultrapassou os 100 mil milhões de dólares, graças à resposta dos mercados à nova funcionalidade do Instagram. Pelo Japão, a Nintendo colheu os frutos do confinamento, altura em que muitas pessoas recorreram aos seus produtos, registando um aumento de mais de 400% nos lucros. Veja estas e outras notícias que marcam a atualidade internacional.
The New York Times
Trump volta a taxar importações de alumínio proveniente do Canadá
Um mês depois da entrada em vigor de um novo acordo comercial entre Canadá, EUA e México, Donald Trump anunciou que vai voltar a aplicar uma taxa alfandegária de 10% sobre as importações de alumínio canadiano. A decisão do Presidente norte-americano, que entra em vigor a partir de 16 de agosto, foi anunciada durante uma visita a uma fábrica de máquinas de lavar, em Clyde, no Estado do Ohio. Nas justificações avançadas está a lembrança de que estas taxas tinham sido levantadas em maio de 2019, na condição de o Canadá “não inundar os EUA com as suas exportações e não destruir todos os empregos no setor do alumínio”, o que, segundo Trump, não se teria verificado. Segundo Trump, as importações de alumínio canadiano tinham aumentado 87% entre junho de 2019 e maio de 2020, em relação aos 12 meses anteriores.
Leia a notícia completa no The New York Times (acesso pago /conteúdo em inglês)
Reuters
Ministro das Finanças britânico diz que acordo do Brexit é possível em setembro
O ministro das Finanças britânico, Rishi Sunak, mostrou-se confiante de que ainda será possível chegar a um acordo comercial entre o Reino Unido e a União Europeia em setembro. O período de transição da saída do Reino Unido termina no final do ano, depois de o país ter recusado a hipótese de estender o prazo, e as negociações entre os dois blocos têm-se arrastado sem progressos expressivos.
Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre /conteúdo em inglês)
The Guardian
Fortuna de Mark Zuckerberg ultrapassa os 100 mil milhões de dólares
O fundador do Facebook juntou-se a mais um clube restrito, ao ver a sua fortuna ultrapassar a faixa dos 100 mil milhões de dólares. As ações da rede social registaram valorizações de 6% após o lançamento da nova plataforma integrada no Instagram, Reels, que irá competir com o TikTok. Para além de Mark Zuckerberg, o clube inclui apenas o líder da Amazon, Jeff Bezos, e o fundador da Microsoft, Bill Gates, segundo o índice de multimilionários da Bloomberg.
Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre /conteúdo em inglês)
Les Echos
Economia francesa já destruiu mais de 600.000 empregos desde 1 de janeiro
No segundo trimestre deste ano foram perdidos 119,4 mil empregos em França, segundo dados divulgados pelo instituto de estatísticas francês. Já nos primeiros três meses do ano tinham sido cortados 497 mil postos de trabalho, o que quer dizer que, desde que 2020 começou, já foram destruídos mais de 600 mil empregos. Os dados sobre o emprego no mercado não agrícola, incluindo a indústria, a construção e o setor de serviços comerciais, permitem medir a escala da queda após a crise causada pela pandemia, sendo que a contração de 3,4% é a maior queda semestral desde o início da série, em 1970.
Leia a notícia completa no Les Echos (acesso condicionado /conteúdo em francês)
CNN Business
Lucro da Nintendo aumenta mais de 400% com consola Switch
A empresa japonesa Nintendo obteve 1,37 mil milhões de dólares em lucro operacional no trimestre que terminou em junho, o que corresponde a um aumento de 428% face ao mesmo período do ano anterior. A Nintendo também duplicou as vendas num ano, arrecadando cerca de 3,4 mil milhões de dólares. Estes resultados, que ficaram bastante acima das expectativas dos analistas, devem-se principalmente à consola de de jogos Nintendo Switch, bem como do jogo Animal Crossing, que fizeram sucesso durante a altura do confinamento, em que as pessoas tiveram de passar mais tempo em casa.
Leia a notícia completa no CNN Business (acesso livre /conteúdo em inglês)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Nas notícias lá fora: Trump, Brexit e Nintendo
{{ noCommentsLabel }}