Fortnite excluído das principais lojas de aplicações. Epic Games processa Apple e Google

Epic Games, criadora do Fortnite, vai processar a Google e a Apple, depois de estas empresas terem excluído o jogo das principais lojas de aplicações.

A Apple e a Google removerem o popular jogo Fortnite das duas principais lojas de aplicações, depois de a Epic Games, criadora do jogo, ter lançado um novo modelo de pagamento. A novidade incentivava os jogadores a fazerem compras diretamente à empresa, de forma a contornar as taxas cobradas pelas duas gigantes.

“A Epic Games tomou a infeliz medida de violar as diretrizes da App Store que são aplicadas igualmente a todos os criadores e concebidas para manter a loja segura para os nossos utilizadores”, disse fonte oficial da Apple à CNN. “Como resultado, a aplicação Fortnite foi removida da loja”, acrescentou.

A Google também removeu o Fortnite da Play Store, embora o jogo ainda possa ser instalado a partir de outras fontes em dispositivos Android. Os utilizadores que já instalaram Fortnite no iOS ou Android ainda poderão jogar, mas não recebem atualizações da aplicação.

“O ecossistema aberto Android permite aos programadores distribuir aplicações através de múltiplas lojas de aplicações”, disse fonte oficial Google. “Para os criadores de jogos que optam por utilizar a Play Store, temos políticas consistentes que são justas para os criadores e mantêm a loja segura para os utilizadores. Embora o Fortnite continue disponível no Android, já não a podemos disponibilizar no Play porque viola as nossas políticas”, explicou a mesma fonte.

Ora, a empresa responsável pelo jogo já avançou que vai processar as gigantes tecnológicas por práticas anticoncorrenciais, de acordo com a mesma estação. Para a Epic Games, a exclusão do Fortnite é “mais um exemplo” dos abusos de posição dominante destas empresas.

A Google e a Apple têm estado sob escrutínio devido às políticas adotadas, respetivamente, na Play Store e na App Store. As duas empresas cobram taxas de dois dígitos pelas transações efetuadas em aplicações disponibilizadas nestas plataformas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fortnite excluído das principais lojas de aplicações. Epic Games processa Apple e Google

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião