Taxa de inflação na Zona Euro situa-se nos 0,4% em julho

  • Lusa
  • 19 Agosto 2020

A taxa de inflação anual da Zona Euro foi de 0,4%, acima dos 0,3% de junho, mas ainda abaixo do valor registado em julho de 2019 (1%). Portugal a taxa de inflação caiu em julho (-0,1%).

A taxa de inflação anual na Zona Euro situou-se em 0,4% em julho, uma ligeira subida face aos 0,3% de junho, mas ainda abaixo de 1% no período homólogo de 2019, anunciou esta quarta-feira o Eurostat.

Dados hoje divulgados pelo gabinete estatístico da União Europeia (UE) indicam que, em julho, quando as medidas de contenção para a Covid-19 continuaram a ser levantadas, a taxa de inflação anual da Zona Euro foi de 0,4%, acima dos 0,3% de junho”, mas ainda abaixo do valor registado em julho de 2019 (1%).

No conjunto da UE, a taxa de inflação anual fixou-se em 0,9%, acima dos 0,8% do mês anterior, junho, mas também abaixo do período homólogo de 2019 (1,4%).

De acordo com o Eurostat, as taxas anuais de inflação mais baixas foram registadas na Grécia (-2,1%), Chipre (-2,0%) e Estónia (-1,3%), enquanto as mais elevadas se verificaram na Hungria (3,9%), Polónia (3,7%) e República Checa (3,6%).

Na comparação em cadeia, face a junho, a inflação anual caiu em julho num total de 10 Estados-membros, manteve-se estável em três e subiu em 14.

Portugal foi um dos países em que a taxa de inflação caiu em julho de 2020 (-0,1%).

O gabinete estatístico da UE adianta que, neste mês, a maior contribuição para a taxa de inflação anual da Zona Euro veio dos bens industriais não energéticos e serviços, seguidos pelos alimentos, álcool e tabaco e pela área da energia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de inflação na Zona Euro situa-se nos 0,4% em julho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião