É oficial. Vítor Escária nomeado chefe de gabinete do primeiro-ministro

O economista Vítor Escária sucede a Francisco André no cargo de chefe de gabinete do primeiro-ministro. A designação já foi publicada em Diário da República.

O economista Vítor Escária é o novo chefe de gabinete do primeiro-ministro, de acordo com o despacho publicado, esta sexta-feira em Diário da República. O professor do Instituto Superior de Economia e Gestão substitui Francisco André, que irá rumar agora à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Doutorado em Economia pela University of York, no Reino Unido, Vítor Escária foi consultor em diversas instituições públicas e privadas; Foi também assessor económico do gabinete do primeiro-ministro nos Governos de José Sócrates e no primeiro Governo de António Costa. Acabou por apresentar demissão desse último lugar face ao seu envolvimento no caso Galpgate, apesar de ter defendido que viajou para assistir aos jogos do Euro2016 a convite da Galp a título pessoal e não na qualidade de assessor para a área económica do chefe de Governo.

Segundo escreveu a Lusa, mesmo tendo deixado de exercer oficialmente funções no gabinete de António Costa, manteve-se ligado ao Executivo uma vez que passou a coordenar uma equipa do ISEG que prestava assessoria ao Governo, através de um contrato celebrado com a Agência de Desenvolvimento e Coesão, no processo de negociação do Quadro Financeiro Plurianual da União Europeia. E mesmo depois do fim desse contrato, em dezembro de 2018, o economista manteve-se ligado ao primeiro-ministro.

Escária assume agora o cargo deixado livre por Francisco André — cuja exoneração também foi publicada, esta sexta-feira, em Diário da República –, que irá transitar para a representação permanente de Portugal junto da OCDE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

É oficial. Vítor Escária nomeado chefe de gabinete do primeiro-ministro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião