“As pessoas especiais não existem”: o segredo está no desenvolvimento pessoal

Conferencista, formador, escritor e coach em liderança e motivação, Francisco Alcaide Hernández, reúne em dois volumes, histórias de grandes personalidades para provar que "não há pessoas especiais".

Dane Carnegie, Robert Kiyosaki ou Warren Buffet são alguns dos nomes escolhidos por Francisco Alcaide Hernández para integrarem a lista de “Aprender com os melhores”, um título que, tomando como exemplo alguns incontornáveis gestores a nível mundial, ajuda os leitores a aprenderem com eles. Conferencista, formador, escritor e coach em liderança e motivação, Francisco Alcaide Hernández acredita que ler histórias motiva. “O livro tem muitas conclusões mas há uma fundamental: as pessoas especiais não existem. Existe uma crença na sociedade de que as pessoas que conseguem grandes feitos são pessoas extraordinárias, com dons e talentos, mas não é assim. E isso quer dizer que está nas tuas mãos chegar onde queres chegar”, explica Francisco Alcaide Hernández, em conversa com a Pessoas.

No entanto, o autor afasta a existência de uma “fórmula mágica” que conduza ao sucesso. “Só existe uma fórmula não mágica e, nesse nesse caminho, a paciência é um denominador comum do êxito. Nesta vida não há gente que fracassa, há pessoas que abandonam. O sucesso de passar do ponto A ao B resume-se numa palavra: aprendizagem. Estudo, prática e feedback, sem desistir no caminho. Se queres algo, vais aprender tudo o que faça falta até chegares ao teu objetivo. Vais demorar mais ou menos tempo e o teu ponto de partida será mais ou menos favorável mas acabarás por chegar”, assinala.

Com nomes de referência em áreas tão complementares como o desenvolvimento pessoal, liderança, empreendedorismo, liberdade financeira e a espiritualidade, “Aprender com os melhores” é uma tentativa de “definir sucesso entendido como consequência de métricas e objetivos”. “O livro parte de uma ideia muito simples de que todos temos sonhos e de que muitas pessoas ficam na metade do caminho”.

 

 

Autor: Francisco Alcaide Hernández

Editora: Editorial Planeta

5 perguntas ao autor…

“Aprender com os melhores” é outra manifestação da temática ligada ao desenvolvimento pessoal?

Sempre se falou de desenvolvimento pessoal. É um tema que nunca caduca. Eu gosto de dizer que o desenvolvimento pessoal é o levantar voo do potencial que há dentro de cada pessoa para chegar onde quer. O que te permite o desenvolvimento pessoal é chegar do ponto A ao ponto B. O tema do desenvolvimento pessoal é estar preparado para a vida. O lema deste livro é que o desenvolvimento pessoal é o destino, o que quer dizer que a vida é um reflexo daquilo em que te convertes e que, por isso, não há maior investimento do que fazemos em nós mesmos. Quanto mais investimos em nós, melhores oportunidades aparecem. Esse é o lema deste livro.

Quem define “os melhores”?

Os melhores são aquelas pessoas que chegaram ao sítio onde gostaríamos de estar. O que determina se estamos lá ou não? Cada um, dentro dos limites que determina, e uma variável: os resultados.

Fala do conceito de autoliderança mas… como começar?

No fim de contas, trata-se de desenvolvimento pessoal. É outra forma de dizer. E é muito difícil dirigires uma equipa de pessoas se não consegues gerir a tua própria vida. A autoliderança é o ponto de partida da liderança de equipa.

Auto-responsabilidade significa que tudo depende de uma pessoa?

Não, significa que uma pessoa se centra não no que vai fazer mas no que se vai passar ou não. Auto responsabilidade é a palavra chave do desenvolvimento pessoal: inclui fazer o que faz falta. As desculpas abundam porque quando é possível passar a responsabilidade da vida a outra pessoa, permite tirar-te a responsabilidade. Se assumes que os resultados da tua vida dependem de ti, tens de te pôr em movimento. É mais fácil atribuir as responsabilidades ao Governo, à tua mãe, etc. Assim podes dormir tranquilo.

O êxito é o caminho ou o destino?

Há que saber que o êxito é um processo e que processo não é uma linha reta. O processo é feito de crises, erros, fracassos, dúvidas, momentos de baixas emocionais, invejas. Como é que uma pessoa faz frente a tudo isto? Realmente quando quer conseguir, motiva-se de maneira extraordinária.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“As pessoas especiais não existem”: o segredo está no desenvolvimento pessoal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião