Fazer “check-in” na gestão da mudança

“Sharing My Change: Viagem pela gestão da mudança” é um manual de recomendações para quem está prestes a embarcar (ou já terminou a viagem) num processo de mudança.

Seis capítulos reúnem testemunhos de sucesso e fracasso, contados na primeira pessoa por especialistas e gestores de recursos humanos, profissionais em cargos executivos de grandes empresas e, ainda, um maestro. Ao longo do livro, os leitores são acompanhados pela “tripulação”, composta por Maria João Martins e Teresa Fialho, membros da comissão executiva da consultora My Change, e Pedro Ramos, diretor de recursos humanos do grupo TAP.

“Sharing My Change: Viagem pela gestão da mudança”, faz uma analogia aos passos obrigatórios para quem viaja de avião. No prefácio, ou “check in”, Sérgio Luciano, CEO da Quilaban, reúne textos de reflexão sobre liderança, mudança, confiança e human skills, tendo por base textos clássicos como o “Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carroll ou “O modelo da confiança”, de Ken Blanchard.

No capítulo “destino de sonho”, leem-se histórias de mudança e transformação nas organizações, e no “piloto automático” percebemos como líderes e gestores “pilotam” a mudança e a liderança no dia-a-dia das suas funções. Também é importante refletir sobre “o que levar na mochila”, e neste capítulo encontramos testemunhos sobre o processo de recrutamento, atração e retenção de jovens talentos nas empresas. No “vip lounge”, os autores são convidados para pensar sobre os vários caminhos da mudança.

Editora: Editora RH

Páginas: 143

O que dizem os “protagonistas” da mudança

  • “Já temos ouvido que as pessoas muitas vezes deixam a organização onde estão porque desistiram de quem as lidera, e não porque detestam a sua empresa”, Rita Resendes, responsável pela área de people development da Fidelidade.
  • “Uma equipa motivada, que conhece o seus objetivos e da organização, que tenha presentes noções como competitividade, excelência, cumprimento de prazos e de expectativas, está claramente bem encaminhada para contribuir decisivamente para a transformação das empresas”, Ângelo Ramalho, CEO da Efacec.
  • “A felicidade de uma empresa dá muito trabalho e necessita da mudança certa”, Ricardo Parreira, CEO da PHC Software.
  • “A comunicação é um exercício de humildade porque, quando nos expomos à comunicação, expomo-nos à pergunta, ao desafio da discussão”, António Pedro Silva, responsável pela rede de lojas CTT.
  • “Se se fizerem várias pequenas melhorias, elas acabarão por se tornar gigantes”, Rod Judkins, professor na Escola de Artes Central Saint Martins, em Inglaterra.
  • “A transformação nem sempre tem a velocidade que queremos no início. Esta tem muito que ver com a velocidade que a reação da estrutura e da sociedade imprime, deixando avançar ou resistindo”, António Martins da Costa, administrador executivo do grupo EDP.

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