“Este não é mais um livro sobre gestão de pessoas”: um manual sobre gestão e liderança

No mais recente livro, Ricardo Parreira, CEO da PHC Software, reúne os ensinamentos sobre gestão e liderança que tem acumulado durante a extensa carreira e revela as práticas aplicadas na sua empresa.

“Este não é mais um livro sobre gestão de pessoas”. Esta é a nota que o autor, fundador e CEO da empresa de software PHC Software, Ricardo Parreira, decidiu colar na capa do livro. Em pouco mais de uma centena de páginas, Ricardo Parreira reúne o que tem vindo a aprender nas últimas décadas da sua carreira sobre gestão e liderança e também sobre o que tem retirado das práticas aplicadas na sua empresa.

O gestor revela algumas das estratégias que tem vindo a implementar na empresa que fundou, em 1989, e que hoje lhe permitem gerir as suas pessoas, através de seis valores fundamentais que caracterizam a cultura da PHC. A origem do “PHC DNA”, um programa de avaliação e autoavaliação semestral de todos os trabalhadores da empresa, o sistema interno de agradecimento “Thank you” ou o programa de promoção da felicidade “My Happiness” são alguns dos métodos que pode ficar a conhecer neste livro, que se transforma num manual de boas práticas e num livro essencial na mesa de cabeceira de qualquer gestor.

No posfácio, o autor sugere doze livros que devem ser lidos ao longo de um ano, um por mês e sem ordem de leitura obrigatória. “Se um jovem gestor ler uma destas obras por mês, será um gestor diferente no espaço de um ano”, garante Ricardo Parreira. Para o CEO da PHC Software, a gestão pode ser descontraída e um bom líder deve ser “preguiçoso”, dando a devida autonomia aos trabalhadores, contribuindo para a sua motivação.

Autor: Ricardo Parreira

Páginas: 101

Editora: Actual Editora

O autor recomenda…

Conheça alguns dos livros ideais para se tornar “um bom gestor”.

  • “9 things successful people do differently”, de Heidi Grant Halvorson

“Com base em pesquisa empírica, demonstra que as pessoas têm sucesso pelo que fazem e não pelo que são”

  • “Learn optimism: how to change your mind in your life”, de Martin Seligman

“Se há coisa que um gestor de sucesso tem de ter é otimismo e capacidade para colocar em perspetiva as adversidades”.

  • “The presentation secrets of Steve Jobs”, de Carmine Gallo

“Carmine Gallo estudou a forma como Steve Jobs apresentava e fornece-nos um conjunto de técnicas e métodos para construir as melhores apresentações. É uma leitura obrigatória”.

  • “The five dysfunctions of a team: a leadership fable”, de Patrick Lencioni

“Cheguei a dar formação sobre os assuntos do livro. Conta a história de uma empresa e ensina-nos como resolver problemas do funcionamento de uma equipa”.

  • “A arte de tornar-se inútil: desenvolvendo líderes para vencer desafios”, de Ricardo Vargas

“Os empresários que o lerem terão uma nova forma de gerir a sua empresa”.

  • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes: Lições poderosas para a transformação pessoal, Stephen R. Covey

“O livro de Stephen R. Covey foi o mais difícil da minha vida. É difícil de digerir, mas quando se descobre o propósito do livro, ficamos mais focado e tudo se torna simples”.

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