Bayern conquista a 65ª Liga dos Campeões. Arrecada 117,5 milhões de euros

Num jogo realizado em Lisboa e sem direito a audiência no estádio devido à pandemia de Covid-19, o clube liderado por Hans-Dieter Flick venceu o Paris Saint-Germain, por uma bola a zero.

O Bayern de Munique conquistou, este domingo, a sua sexta Liga dos Campeões, num jogo realizado no Estádio da Luz, em Lisboa, sem direito a audiência no estádio devido à pandemia de Covid-19. O clube liderado por Hans-Dieter Flick venceu por 1-0 ao Paris Saint-Germain, graças a um golo marcado por Kingsley Coman. No total, leva para casa 117,5 milhões de euros.

Campeões em 1974, 1975, 1976, 2001 e 2013, os bávaros chegaram à final sete anos depois da última conquista. Este ano a competição foi decidida numa inédita final a oito, em Lisboa, com eliminatórias a uma mão devido à pandemia de covid-19. A formação comandada por Hans-Dieter Flick, o Bayern chegou ao jogo decisivo com um percurso 100% vitorioso, assente em 10 triunfos no mesmo número de jogos.

Como vencedor da Liga dos Campeões vai colocar nos cofres cerca de 19 milhões de euros livres de impostos, depois do governo português ter aprovado em junho uma proposta de lei que estabelece uma regime de isenção fiscal, tanto à organização como aos clubes e os seus jogadores sobre os prémios pagos pela ‘liga milionária’.

Fazendo a somatória de toda a caminhada do Bayern, a equipa bávara recebeu até ao momento um total de 63,5 milhões de euros na Champions. Assim, a vitória deste domingo faz com o valor a auferir salte para 82,5 milhões de euros.

A juntar a este valor, soma-se ainda o prémio pela classificação no ranking de coeficientes da UEFA de 35,5 milhões de euros. Ora, feitas as contas, o Bayern Munique vai abandonar a capital portuguesa com mais 117,5 milhões de euros nos seus cofres.

Por fim, a estes valores somam-se ainda dinheiros relativos aos direitos de transmissão dos jogos, o chamado market pool. A UEFA vai distribuir esta temporada um total de 292 milhões de euros pelos 32 clubes presentes no torneio. Já o Paris Saint-Germain vai arrecadar 15 milhões de euros, além do montante referente ao novo ranking de coeficientes e dos direitos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bayern conquista a 65ª Liga dos Campeões. Arrecada 117,5 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião