Liga dos Campeões rende mais de 100 milhões aos clubes finalistas

Final da Liga dos Campeões, entre Bayern Munique e PSG, vai render às duas equipas mais de 100 milhões de euros. Um valor que inclui os prémios entregues ao longo da prova e o ranking de coeficientes.

Bayern Munique e Paris Saint-Germain enfrentam-se este domingo, no Estádio da Luz, na luta pelo título da Liga dos Campeões. Um duelo que colocará frente-a-frente uma equipa alemã com bastante experiência, vencendo a prova por cinco ocasiões, e do outro, um clube que procura alcançar o primeiro triunfo na competição mais mediática do continente europeu.

No entanto, não é só a parte desportiva que terá impacto nestas equipas. A questão dos prémios oferecidos pela UEFA tem um papel muito importante, se não mesmo fundamental, nos clubes que disputam a liga milionária. Aliás, muitas das equipas de hoje em dia dependem deste dinheiro para montarem os seus plantéis.

Dentro do espetro de prémios pagos pelos organizadores da prova, um clube tanto pode receber 15,3 milhões de euros como pode ganhar 82,5 milhões de euros. Estas discrepâncias podem ser explicadas com o sistema que a UEFA criou para a Champions, onde o mérito das equipas é compensado com milhões de euros.

Posto isto, Paris Saint-Germain e Bayern Munique vão ser os emblemas que mais dinheiro ganharão neste torneio, ambos com prémios a ultrapassar os 100 milhões de euros (prémios e o bónus do ranking dos coeficientes). Mas antes de falar destes dois ‘colossos’ do futebol europeu é necessário explicar todos os detalhes sobre os prémios da Liga milionária.

Liga dos Campeões é sinónimo de milhões… Muitos milhões

A competição mais importante da Europa não é um torneio que rende milhões aos clubes apenas quando chegam à tão desejada final, mas também ao longo de toda a prova. Os milionários montantes oferecidos pela UEFA começam a ser entregues logo no apuramento para a fase de grupos.

Olhando para os números da presente edição, quem chegou simplesmente à fase de grupos foi automaticamente premiado com 15,3 milhões de euros. Para além disso, uma vitória nesta fase da competição rendeu aos clubes 2,7 milhões de euros e um empate 900 mil euros.

Passando para os valores das eliminatórias — ou como é conhecido na gíria do futebol por “mata-mata” –, uma passagem aos oitavos-de-final permitiu às equipas encaixarem 9,5 milhões de euros, os quartos-de-final 10,5 milhões de euros e, por fim, a qualificação para as meias-finais 12 milhões de euros.

O vencedor da Liga dos Campeões vai colocar nos seus cofres cerca de 19 milhões de euros livres de impostos, depois do governo português ter aprovado em junho uma proposta de lei que estabelece uma regime de isenção fiscal, tanto à organização como aos clubes e os seus jogadores sobre os prémios pagos pela ‘liga milionária’.

Já o finalista da competição, não fica nada atrás, pois arrecadará 15 milhões de euros. Para colocar em perspetiva, o prémio oferecido pela UEFA, tanto ao vencedor como ao finalista da prova, é superior aos orçamentos de 14 equipas da Liga Nos (números da temporada 2019/2020). A isto acrescenta-se ainda um outro montante referente ao novo ranking de coeficientes.

Por fim, a estes valores somam-se ainda dinheiros relativos aos direitos de transmissão dos jogos, o chamado ‘market pool’. A UEFA vai distribuir esta temporada um total de 292 milhões de euros pelos 32 clubes presentes no torneio. No entanto, os montantes só poderão ser calculados depois de todos os contratos serem finalizados e nunca antes do final da competição.

Explicados os valores, é tempo de analisar os (muitos) milhões que Bayern Munique e Paris Saint-Germain vão receber na totalidade na Liga dos Campeões desta temporada.

De milhão a milhão, enche o Bayern o cofre

O conjunto comandado pelo técnico Hans-Dieter Flick está a realizar uma campanha imaculada na Liga dos Campeões, com 10 triunfos em 10 jogos realizados na competição. Um número que é explicado pelo pico de forma que o avançado Robert Lewandowski atravessa atualmente na ‘Liga milionária’, com 15 golos marcados em apenas 9 duelos disputados. Contudo, deixemos a ‘bola’ de parte e regressemos às contas.

Fazendo a somatória de toda a caminhada do Bayern, a equipa bávara recebeu até ao momento um total de 63,5 milhões de euros na Champions. Porém, caso vença a grande finalíssima a ser disputada no domingo em Lisboa, o valor a auferir saltará para os 82,5 milhões de euros.

A juntar a este valor, soma-se ainda o prémio pela classificação no ranking de coeficientes da UEFA (correspondente à temporada 2019/2020). Uma lista que é atualmente liderada pelo Bayern Munique, significando que o organismo que tutela o futebol europeu entregará mais 35,5 milhões de euros ao conjunto bávaro na próxima época.

Assim, na eventualidade de vencer a sexta Liga dos Campeões do seu palmarés, o Bayern Munique poderá abandonar a capital portuguesa com perto de 118 milhões de euros ou 114 milhões se perder diante do PSG, isto sem contar ainda com os valores dos direitos de transmissão.

De lucrativa a inédita, assim se fez a epopeia parisiense

Este será um ano que os adeptos parisienses não irão esquecer em termos desportivos. Dentro das ‘quatro linhas’, o Paris Saint-Germain (PSG) fez um percurso inédito na Liga dos Campeões, chegando pela primeira vez na sua história à final da Champions League com a ajuda de dois ‘alicerces’ fundamentais: Neymar (3 golos) e Mbappé (5 golos).

Como na Liga dos Campeões as vitórias são sinónimo de milhões, a questão monetária também terá um papel preponderante nas finanças do clube francês. Com oito vitórias, um empate e uma derrota, a caminhada do emblema ‘les rouge-et-bleu’ até à final, já rendeu ao clube 60,8 milhões de euros. Se conquistar a tão desejada Champions, o montante oferecido pela UEFA aumentará para os 79,8 milhões de euros.

O montante que cada clube ganhou até chegar à final da Liga dos Campeões.Ana Moreira/ECO

Mas, como foi escrito anteriormente, os valores a receber não ficam por aqui. É ainda necessário revelar o valor ganho com a posição que o clube ocupa no ranking de coeficientes do organismo liderado por Aleksander Ceferin. O PSG encontra-se na sétima posição do ranking, tendo direito a mais 28,9 milhões de euros.

Feitas todas as contas, sem contar com os valores do ‘market pool’, o inédito triunfo do PSG na final da Liga dos Campeões permitirá ao clube arrecadar um cheque total de 108,7 milhões de euros. Em caso de derrota, o montante final desce para os 104,7 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Liga dos Campeões rende mais de 100 milhões aos clubes finalistas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião