Há 5,3 milhões de pessoas no mercado livre de luz. EDP perde quota há 31 meses
O mercado livre alcançou um número acumulado superior a 5,3 milhões de clientes em julho de 2020, representa um crescimento líquido de cerca de 12,1 mil clientes face a junho.
O mercado livre de eletricidade tem cada vez mais clientes, mas a empresa líder — a EDP Comercial — perde peso há 31 meses consecutivos. O mercado livre alcançou um número acumulado superior a 5,3 milhões de clientes em julho de 2020, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pela Entidade Reguladora do Setor Energético (ERSE).
O total representa um crescimento líquido de cerca de 12,1 mil clientes face a junho de 2020, ou 2,4% face ao mês homólogo. Em termos de consumo, registou-se uma redução de 51 GWh face a junho de 2020, atingindo 41 997 GWh no mercado livre, menos 0,2% face ao mês anterior e 2,6% em comparação com o mesmo mês de 2019. O consumo no mercado livre representa, em julho, 94,7% do consumo total registado em Portugal continental.
“A quase totalidade dos grandes consumidores está já no mercado livre, enquanto a percentagem de domésticos representa em julho cerca de 88% do consumo total do segmento, face aos cerca de 86% registados no mês homólogo”, explica a ERSE.
A EDP Comercial é o comercializador com maior quota de mercado e o principal operador no mercado livre em número de clientes (77%) e em consumo (41%). Mas a quota diminuiu 0,2 pontos percentuais (p.p.) quer em número de clientes quer em consumo, em julho face a junho.
“A Iberdrola manteve a liderança no segmento de clientes industriais (23%), apresentando um aumento de 0,1 p.p. da sua quota de mercado. O segmento dos grandes consumidores passou a ser liderado pela Endesa (25%), que registou um aumento de 3,3 p.p. na sua quota face a junho de 2020″, acrescenta.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Há 5,3 milhões de pessoas no mercado livre de luz. EDP perde quota há 31 meses
{{ noCommentsLabel }}