Valor médio das novas pensões toca máximo de 2018

  • Lusa
  • 1 Setembro 2020

Valor médio bruto das novas pensões atribuídas em julho foi de 1.332,8 euros.

O valor médio bruto das reformas dos novos pensionistas por velhice da Caixa Geral de Aposentações foi de 1.332,8 euros em julho, o mais alto desde dezembro de 2018, segundo os dados da síntese de execução orçamental.

Em julho, a Caixa Geral de Aposentações (CGA) passou a ter 1.452 novos pensionistas por velhice, o que reflete uma subida homóloga de 43,3%, de acordo com a mesma informação disponibilizada pela Direção-Geral do Orçamento (DGO).

Naquele mês, o valor médio bruto das novas pensões atribuídas foi de 1.332,8 euros (mais 1,7% em termos homólogos), sendo esta a primeira vez em 2020 que a barreira dos 1.300 euros foi ultrapassada.

O valor médio das pensões atribuídas em cada mês depende de vários fatores, nomeadamente da remuneração dos funcionários públicos que entram na reforma ou da existência de penalizações por antecipação da aposentação antes da idade legal para o fazer.

Os dados da DGO mostram que, entre janeiro e julho, há apenas registo de três meses (abril, junho e julho) em que o valor médio das novas pensões registou uma subida em termos homólogos. Nos restantes, a comparação foi negativa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Valor médio das novas pensões toca máximo de 2018

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião