Fed pessimista com o futuro por causa da Covid-19

  • Lusa
  • 2 Setembro 2020

A atividade económica nos EUA aumentou ligeiramente a partir do final de julho, mas permaneceu bem abaixo dos níveis verificados antes da pandemia.

O último relatório da Reserva Federal (Fed) dos Estados Unidos acerca da atividade económica do país relatou ganhos ligeiros em agosto, mas também pessimismo acerca do futuro, devido à pandemia de Covid-19.

De acordo com o Livro Bege da Fed (que tem as funções de banco central), divulgado esta quarta-feira, 2 de setembro, os relatos de vários bancos centrais regionais, ilustram a incerteza associada à pandemia, que tem um efeito negativo na atividade dos consumidores e dos negócios.

Segundo a Associated Press (AP), o relatório, baseado em respostas obtidas antes de 24 de agosto, concluiu que a atividade económica aumentou ligeiramente a partir do final de julho, mas permaneceu bem abaixo dos níveis verificados antes da pandemia.

O surto de coronavírus levou o país para uma recessão profunda e resultou na perda de emprego para milhões de pessoas e em dificuldades para milhares de negócios, que lutam pela sobrevivência, apesar de a Fed e o Congresso providenciarem montantes massivos de apoio económico.

O relatório foi compilado a partir das respostas obtidas pelos 12 bancos regionais da Fed, e a informação obtida contribuirá para as decisões de política monetária do banco central dos Estados Unidos.

A próxima reunião de política monetária ocorrerá em 15 e 16 de setembro, sendo que na anterior reunião, em julho, a Fed manteve as taxas de juro inalteradas.

A Fed também se comprometeu a manter as taxas de juro baixas até haver confiança “de que a economia ultrapassou os eventos recentes”, e na semana passada anunciou que abandonou a sua política de inflação de um objetivo de 2% para uma meta de inflação média, podendo ultrapassar os 2% durante algum tempo, para compensar os anos em que não conseguiu atingir esse objetivo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fed pessimista com o futuro por causa da Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião