Novo crédito para a casa sobe para 931 milhões em julho

Dados divulgados esta quarta-feira pelo Banco de Portugal indicam segundo mês consecutivo de aumento na concessão de crédito à habitação pelos bancos em Portugal.

A concessão de crédito à habitação subiu, em julho, pelo segundo mês consecutivo. Naquele mês, os bancos disponibilizam 931 milhões de euros em empréstimos para comprar casa, mais 98 milhões face a junho (ou seja 12%), segundo os dados divulgados esta quarta-feira pelo Banco de Portugal.

A pandemia traduziu-se em cinco meses seguidos de quedas na concessão de crédito habitação, num período que coincidiu com o confinamento. Em junho — num mês em que o país voltou a funcionar quase em pleno, com a generalidade das empresas a operar e muitos portugueses também já a retomarem o dia-a-dia –, quebrou-se essa tendência de queda foi quebrada com o aumento do crédito, o que acelerou em julho.

Apesar disso, os níveis de concessão de crédito à habitação estão ainda assim aquém do registado no mesmo mês do ano passado. O montante concedido pelos bancos em junho representa menos 3,8% (35 milhões de euros) do que no período homólogo. É o valor mais baixo desde março.

Novo crédito à habitação sobe há dois meses

Fonte: Banco de Portugal

À semelhança da habitação, o crédito ao consumo também recuperou em junho e continuou a crescer. Em julho, foram concedidos 402 milhões de euros com esse fim, um disparo de 26,4% face aos 318 milhões registados no mês anterior, e após o mínimo de sete anos registado em abril, ocasião em que as famílias se mantinham confinadas em casa.

Em sentido contrário, no caso dos empréstimos com outros fins, os números do Banco de Portugal apontam para uma redução. A concessão foi de 173 milhões de euros em novos empréstimos, 3,4% abaixo do valor verificado em junho: 179 milhões de euros.

Em julho, as novas operações de empréstimos a famílias para comprar casa, a taxa de juro média desceu sete pontos base para 1,09%. Já nos empréstimos ao consumo, a taxa de juro média recuou para 6,54% (face a 6,67% em junho) e nos empréstimos para outros fins aumentou para 3,19% (tinha sido de 2,79% no mês anterior).

A taxa de juro média dos novos empréstimos a empresas aumentou 26 pontos base, face a junho, para 1,99%. A taxa de juro das operações acima de um milhão de euros foi de 1,88% (contra 1,59% em junho) e a das operações abaixo de 1 milhão de euros de 2,06% (1,83% em junho).

(Notícia atualizada às 12h00)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo crédito para a casa sobe para 931 milhões em julho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião