Auditoria não identificou beneficiários últimos dos fundos que compraram imóveis ao Novo Banco

  • ECO
  • 4 Setembro 2020

A auditoria da Deloitte não conseguiu chegar aos verdadeiros proprietários dos fundos que compraram vários ativos do Novo Banco com desconto.

A auditoria da Deloitte às contas do Novo Banco entregue esta semana não conseguiu identificar os últimos donos dos fundos que compraram ativos, nomeadamente imóveis com descontos até 80%, ao Novo Banco, de acordo com o Público (acesso condicionado) desta sexta-feira. Os auditores concluíram que o banco liderado por António Ramalho não tinha “informação adicional” para fazer o escrutínio sobre os compradores desses ativos, apesar de Ramalho dizer que respondeu à Deloitte nos termos da lei.

Segundo o jornal, a auditora concluiu que as operações tinham cumprido as regras de mercado. Contudo, não foi possível perceber quais foram os beneficiários últimos na aquisição das carteiras de ativos dos bancos uma vez que esses fundos tinham “estruturas complexas”. Questionado pela Deloitte, o Novo Banco entregou uma declaração das sociedades gestoras dos fundos a confirmar que não havia posições superiores a 25%, o que permite manter os investidores no anonimato.

Em sua defesa, o Novo Banco assegura que “prestou todos os esclarecimento pedidos pela Deloitte sobre este tema” e que “cumpriu os procedimentos estabelecidos na legislação em vigor para este efeito”. De acordo com o Público, a instituição afirma que o relatório da Deloitte “confirma expressamente” esses procedimentos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Auditoria não identificou beneficiários últimos dos fundos que compraram imóveis ao Novo Banco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião