Deloitte assessorou o Novo Banco na venda da GNB Vida

  • ECO
  • 4 Setembro 2020

Uma entidade do mesmo grupo mundial da Deloitte assessorou o Novo Banco na venda da GNB Vida. Agora outra entidade foi responsável pela auditoria à gestão do banco liderado por António Ramalho.

Em 2019, o Novo Banco concluiu a venda da GNB Vida, um negócio que gerou perdas de 250 milhões de euros, após ter desencadeado a sua venda em 2017. No processo, o banco foi assessorado pela Deloitte Espanha, segundo a edição desta sexta-feira do Jornal Económico (acesso pago). Esta auditora faz parte do mesmo grupo mundial que a Deloitte & Associados, a entidade que fez a auditoria conhecida esta semana sobre a gestão do Novo Banco.

Como ambas pertencem ao grupo mundial, apesar de serem instituições juridicamente independentes, a auditora poderá ter tido de analisar “potenciais constrangimentos na avaliação dos atos de gestão do Novo Banco”, escreve o jornal, referindo que a Deloitte não quis fazer comentários sobre o assunto. Numa conferência de imprensa desta semana, Ramalho confirmou que a venda da GNB Vida foi analisada pela auditoria.

A GNB Vida foi vendida em 2019 à Global Bankers Insurance Group (GBIG) Portugal, empresa detida pelos fundos da Apax Partners, por 123 milhões de euros, o que representou um desconto de 68,5% face ao valor contabilístico, gerando uma perda de 268,2 milhões de euros para a instituição liderada por António Ramalho. Além disso, o Novo Banco acabou por emprestar 60 milhões de euros à Apax para comprar a GNB Vida, agora apelidada de GamaLife.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Deloitte assessorou o Novo Banco na venda da GNB Vida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião