Hoje nas notícias: Novo Banco, TAP e Função Pública

  • ECO
  • 4 Setembro 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Novo Banco continua nas capas dos jornais na semana em que foi entregue a auditoria sobre a gestão dos últimos anos: por um lado, sabe-se que a auditoria não identificou os beneficiários últimos dos fundos que compraram ativos; por outro lado, é noticiado que uma unidade espanhola da Deloitte, cuja unidade portuguesa fez a auditoria, assessorou o Novo Banco na venda da GNB Vida. Há ainda notícias sobre a Função Pública, a TAP e Cristina Ferreira.

Deloitte assessorou o Novo Banco na venda da GNB Vida

Em 2019, o Novo Banco concluiu a venda da GNB Vida, um negócio que gerou perdas de 250 milhões de euros, após ter desencadeado a sua venda em 2017. No processo, o banco foi assessorado pela Deloitte Espanha, segundo o Jornal Económico. Esta auditora faz parte do mesmo grupo mundial que a Deloitte & Associados, a entidade que fez a auditoria conhecida esta semana sobre a gestão do Novo Banco. Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).

Auditoria não identificou beneficiários últimos dos fundos que compraram imóveis ao Novo Banco

A auditoria da Deloitte às contas do Novo Banco entregue esta semana não conseguiu identificar os últimos donos dos fundos que compraram ativos, nomeadamente imóveis com descontos até 80%, ao Novo Banco, de acordo com o Público. Os auditores concluíram que o banco liderado por António Ramalho não tinha “informação adicional” para fazer o escrutínio sobre os compradores desses ativos, apesar de Ramalho dizer que respondeu à Deloitte nos termos da lei. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

TAP quer chegar a Bruxelas com novo parceiro na mira

A TAP deverá escolher nas próximas semanas um banco de investimento que irá fazer um teste de mercado para procurar potenciais interessados em entrar no capital da empresa. Este é um ponto importante para que a companhia aérea entregue em Bruxelas a primeira versão do plano de recuperação já com a possibilidade de ter um novo parceiro, disponível para injetar liquidez na empresa. Em cima da mesa poderá estar apenas uma intenção de investimento, que permita a redução da posição do Estado, e não um acordo assinado entre as partes. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Estado condenado por não criar carreira na Função Pública

O Estado foi condenado por não ter criado uma carreira na Função Pública, de acordo com o Jornal de Notícias. Os Ministérios vão ter de indemnizar os inspetores da antiga Direção de Viação em cinco milhões de euros. Os lesados estão a preparar ações coercivas para obrigar o Estado a cumprir a sentença. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível).

Cristina Ferreira falha pagamento e SIC avança para tribunal

O prazo para Cristina Ferreira pagar a indemnização de 20,2 milhões de euros exigida pela SIC terminou na quarta-feira, mas a nova diretora de Entretenimento e Ficção da TVI não pagou o montante nem propôs um plano de pagamentos. O canal de Paço de Arcos está agora a analisar formas de a obrigar a liquidar o valor e não exclui a via judicial, sendo que o processo deverá dar entrada no tribunal este mês ainda. A apresentadora, quando recebeu o pedido de indemnização, disse que não iria pagar porque o valor exigido “não tem fundamento”. Leia a notícia completa o Correio da Manhã (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Novo Banco, TAP e Função Pública

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião