Doentes não prioritários nas urgências já são 45% do total

  • ECO
  • 7 Setembro 2020

Numa altura em que vão começar a aparecer os casos de gripe sazonal e outros vírus, a afluência às urgências começa a aumentar. Hospitais tentam encaminhar casos não urgentes para centros de saúde.

O número de doentes não prioritários nos hospitais está a aumentar e representa já 45% do total durante o mês de agosto, avança o Público (acesso pago). Espera-se um aumento da pressão e o objetivo é tentar que estes doentes sejam encaminhados para os centros de saúde. O problema é que muitos não aceitam.

Numa altura em que deverão começar a aparecer os casos de gripe sazonal e outros vírus respiratórios, a pressão nos serviços de urgência vai aumentar em todo o país. Os hospitais estão a tentar encaminhar os doentes não prioritários para os centros de saúde, de forma a aliviar as urgências, mas muitos não aceitam. O problema torna-se ainda mais grave este ano com o coronavírus.

Os dados do portal da Monitorização Diária dos Serviços de Urgência do SNS mostra que há um ligeiro aumento dos doentes com pulseiras verdes, azuis e brancas em todas as regiões do país. Contudo, na região de Lisboa e Vale do Tejo tem-se verificado uma tendência inversa, devido, em parte, à falta de resposta de alguns centros de saúde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Doentes não prioritários nas urgências já são 45% do total

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião