Conselho da UE propõe reforço de 6,2 mil milhões no orçamento este ano

  • Lusa
  • 11 Setembro 2020

O Conselho da União Europeia propôs um reforço de 6,2 mil milhões de euros para fazer face ao impacto do coronavírus e financiar a vacinação.

O Conselho da União Europeia (UE) propôs esta sexta-feira um reforço de 6,2 mil milhões de euros para fazer face ao impacto do coronavírus e financiar a vacinação, montante que será negociado ainda com o Parlamento Europeu (PE).

Na sua sessão plenária da próxima semana, o PE deverá aprovar a sua posição sobre o projeto de proposta de orçamento retificativo e, uma vez alcançado um acordo, o projeto de orçamento retificativo entrará em vigor.

Segundo um comunicado do Conselho da UE, os pagamentos para o Instrumento de Apoio de Emergência (IAE) são aumentados em 1,09 mil milhões de euros a fim de assegurar o desenvolvimento e a disponibilização de uma vacina contra o coronavírus, verba que a Comissão europeia usará como adiamento para as pré-encomendas de doses de vacinas.

A rubrica dos pagamentos inclui ainda um reforço de 5,1 mil ME para a Iniciativa de Investimento de Resposta ao Coronavírus (CRII) e para a Iniciativa de Investimento de Resposta ao Coronavírus + (CRII+). Este montante destina-se a cobrir as necessidades adicionais do financiamento da coesão previstas até ao final do ano.

A CRII reencaminha verbas não utilizadas do orçamento da UE para fazer face à crise do coronavírus, ao passo que a CRII+ flexibiliza as regras em matéria de despesas de coesão para aumentar a flexibilidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Conselho da UE propõe reforço de 6,2 mil milhões no orçamento este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião