Nas notícias lá fora: TikTok, Amazon e Japão

  • ECO
  • 14 Setembro 2020

Rejeitada proposta da Microsoft para adquirir o TikTok. Amazon vai contratar mais 100 mil trabalhadores para fazer face à procura. Yoshihide Suga escolhido para suceder ao primeiro-ministro do Japão.

A oferta da Microsoft para adquirir as atividades norte-americanas de aplicação de vídeos TikTok foi rejeitada pela ByteDance, proprietária chinesa da plataforma. Amazon vai contratar mais 100 mil trabalhadores para fazer face ao aumento da procura, contrariamente ao produtor finlandês de biocombustíveis e refinador de petróleo, Neste, que planeia cortar até 470 empregos na Finlândia. No Japão, Yoshihide Suga foi escolhido para suceder ao primeiro-ministro Shinzo Abe. A Nvídia acordou com o grupo SofBank a compra por 40 mil milhões de dólares (33,71 mil milhões de euros) da divisão dos semicondutores Arm, assumindo o controlo da tecnologia eletrónica mais usada em todo o mundo.

CNN

Rejeitada proposta da Microsoft para adquirir plataforma TikTok

A oferta da Microsoft para adquirir as atividades norte-americanas de aplicação de vídeos TikTok foi rejeitada pela ByteDance, proprietária chinesa da plataforma, anunciou o gigante informático norte-americano. “ByteDance informou-nos hoje [domingo] de que não venderia as operações norte-americanas da TikTok à Microsoft. Estamos convencidos que a nossa proposta tinha sido boa para os utilizadores da TikTok, ao mesmo tempo que protegia os interesses da segurança nacional” dos Estados Unidos, indicou a Microsoft, em comunicado. O gigante de software norte-americano Oracle deverá ser o parceiro escolhido. A Oracle impôs-se à Microsoft na “luta” pelas operações nos Estados Unidos da aplicação chinesa de partilha de vídeos, o que permitirá que a popular rede social continue a funcionar no país.

Leia a notícia completa na CNN (acesso livre, conteúdo em inglês).

Reuters

Amazon vai contratar mais 100 mil trabalhadores

A Amazon anunciou esta segunda-feira que vai recrutar mais 100 mil trabalhadores nos Estados Unidos para os armazéns e entregas, numa altura em que a empresa regista um aumento no número de encomendas. No último trimestre, as receitas da Amazon aumentaram 40%, alcançando assim o maior lucro na história da Amazon. A empresa liderada por Jeff Bezos anunciou que as vagas são para trabalho a tempo inteiro e tempo parcial no país de origem e no Canadá. Esta será a quarta contratação que a Amazon anunciou para os Estados Unidos este ano. Boler Davis, recentemente nomeado para liderar a equipa sénior da Amazon, disse que a empresa ainda está a avaliar as necessidades de emprego sazonal para as férias de inverno, para além dos 100 mil postos de trabalho que está a preencher.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

BBC

Yoshihide Suga escolhido para suceder ao primeiro-ministro do Japão

O chefe de gabinete e ministro porta-voz do Governo do Japão, Yoshihide Suga, venceu esta segunda-feira, a eleição interna do Partido Liberal Democrata (PLD, no poder), para suceder ao primeiro-ministro Shinzo Abe. Suga, de 71 anos, obteve 377 votos contra 89 para o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros Fumio Kishida e 68 para o antigo ministro da Defesa Shigeru Ishida, anunciou o PLD.O escrutínio fechado foi limitado aos parlamentares e aos representantes do partido nas 47 regiões do país.Depois de eleito pelo partido, o nome do novo líder ainda terá de ser ratificado pelo parlamento (Dieta) como novo primeiro-ministro, cargo que deverá manter até setembro de 2021, quando ia terminar o mandato de Shinzo Abe à frente do PLD.A ratificação irá decorrer numa sessão parlamentar extraordinária convocada para quarta-feira, conforme foi acordado pelo PLD e pelo principal bloco da oposição.

Leia a notícia completa na BBC (aceso livrem conteúdo em inglês).

Bloomberg

Nvidia compra divisão de chips do SoftBank por 40 mil milhões de dólares

A Nvídia acordou com o grupo SofBank a compra por 40 mil milhões de dólares (33,71 mil milhões de euros) da divisão dos semicondutores Arm, assumindo o controlo da tecnologia eletrónica mais usada em todo o mundo, naquele que é o maior negócio de sempre no setor de semicondutores. A tecnológica norte-americana vai pagar 21,5 mil milhões de dólares em ações e 12 mil milhões de dólares em dinheiro pela fabricante de chips sediada no Reino Unido incluindo ainda dois mil milhões de dólares aquando da assinatura do contrato. O nipónico SoftBank pode ainda receber 5 mil milhões de dólares adicionais em dinheiro ou ações se o desempenho da Arm atingir certas metas.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso pago, conteúdo em inglês).

The Guardian

Petrolífera finlandesa vai despedir até 470 trabalhadores

Face ao declínio da procura de produtos petrolíferos fósseis, o produtor finlandês de biocombustíveis e refinador de petróleo, Neste, planeia cortar até 470 empregos na Finlândia, de forma a reduzir custos no valor de 50 milhões de euros (59,3 milhões de dólares), divulgou a empresa esta segunda-feira. O número final de postos de trabalho que serão cortados serão definidos nas negociações de cooperação estatutária com os empregados, disse Neste. “A empresa está a explorar o encerramento das suas operações de refinaria em Naantali e a concentrar o local de Naantali nas operações do terminal e do porto, bem como a transformar as operações da refinaria de Provo em coprocessamento de matérias-primas renováveis e circulares”, afirma a empresa no mesmo comunicado.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: TikTok, Amazon e Japão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião