EDP faz primeira emissão de green bonds em dólares

A empresa interinamente liderada por Miguel Stilwell d'Andrade contratou um sindicato de bancos para a colocação de obrigações a sete anos. Pela primeira vez, vai emitir títulos em dólares.

A EDP vai avançar com uma nova emissão de dívida verde. A empresa interinamente liderada por Miguel Stilwell d’Andrade contratou um sindicato de bancos para a colocação de obrigações que, quando avançar, será a terceira este ano. A notícia é avançada pela Bloomberg, de acordo com o Jornal de Negócios (acesso condicionado).

As green bonds terão uma maturidade sete anos de e serão, pela primeira vez, em dólares. De acordo com a agência, os bancos que estão a trabalhar na operação são o Barclays, o BBVA, o Citigroup, o Commerzbank, o Credit Agricole, o Deutsche Bank, o HSBC, o ING, o Mizuho e o MUFG.

A elétrica é o emitente português mais ativo no segmento de dívida verde e tem usado o encaixe para financiar o investimento em projetos renováveis. Desde 2018, quando se tornou a primeira cotada no país a entrar neste mercado, a EDP já fez cinco colocações de green bonds.

O total de obrigações verdes emitidas pela EDP situa-se em 3,7 mil milhões de euros, dos quais 1.750 milhões de emissões de dívida subordinada (híbrida) e 1.950 milhões de dívida sénior. Este montante representa 27% do total de dívida que a elétrica tem: 13,8 mil milhões.

A última emissão aconteceu em abril, quando a EDP colocou 750 milhões de euros em green bonds. Na altura, pagou uma taxa de juro de 1,72%, mas este valor não é comparável com a operação que está a ser preparada já que todas as emissões anteriores foram realizadas em euros.

(Notícia atualizada às 16h45)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP faz primeira emissão de green bonds em dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião