Fed sinaliza juros próximos de zero por pelo menos três anos

A Fed sinalizou que não deverá subir as taxas de juro pelo menos durante os próximos três anos, poucas semanas depois de ter anunciado uma revisão da estratégia para a inflação.

A Reserva Federal dos EUA não deverá subir as taxas de juro pelo menos durante os próximos três anos, mantendo a taxa diretora no intervalo atual de 0% a 0,25%.

Essa é, pelo menos, a expectativa de 13 dos 17 responsáveis de política monetária que estiveram reunidos desde terça-feira, revelou o banco central em comunicado. Houve unanimidade quanto à manutenção dos juros durante 2021.

O comité de política monetária da Fed considera “apropriado” manter os juros baixos “até que as condições do mercado laboral tenham atingido níveis consistentes com o que o comité considera ser o máximo de emprego e a inflação tenha subido para 2% e esteja a caminho de exceder moderadamente os 2% durante algum tempo”.

No plano das perspetivas económicas, a Fed reviu em baixa as projeções para a taxa de desemprego, esperando que se fixe entre 7% a 8%, contra os cerca de 9% a 10% previstos em junho. Ainda assim, alguns responsáveis do banco central temem que os benefícios “rápidos” da reabertura da economia possam ofuscar “cicatrizes mais profundas” provocadas pelo impacto da pandemia.

Esta foi a primeira reunião da Fed desde que anunciou uma revisão estratégia no final de agosto, passando a ter como objetivo a taxa média de inflação e admitindo um cenário prolongado de juros baixos nos EUA. Com efeito, a Fed passou a tolerar subidas ou descidas temporárias da inflação, como aponta a nota emitida esta quarta-feira.

(Notícia atualizada pela última vez às 19h28)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fed sinaliza juros próximos de zero por pelo menos três anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião