Já arrancou no ISEG o primeiro programa de formação de executivos sobre Finanças Sustentáveis em Portugal

  • ECO
  • 18 Setembro 2020

O programa abordará o Acordo de Paris, Economia Circular, Due Diligence ESG: ambiente, social e governance na análise de risco das organizações, Produtos Financeiros Sustainable Asset Management.

Arrancou esta semana o primeiro programa executivo de Finanças Sustentáveis em Portugal. Lançada no início do ano, e inicialmente planeada para ocorrer em maio, a primeira edição deste curso vai decorrer entre 17 de setembro e 9 de outubro. Serão 8 dias de formação no ISEG Executive Education dedicados ao tema Sustainable Finance: Green and Climate Finance, com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e Ação Climática.

A sessão de abertura deste programa executivo esteve o encargo da professora Clara Raposo, Presidente do ISEG e co-coordenadora do programa, em conjunto com Sofia Santos, economista especializada em sustainable and climate finance. Perante uma turma de participantes constituída por profissionais do setor das finanças, mas também dos setores da engenharia e biologia, as mensagens principais das duas responsáveis pela formação focaram-se “num futuro mais verde, que trará muitas obrigações, mas acima de tudo oportunidades”.

Do seu lado, Clara Raposo colocou como principal objetivo do programa em geral “perceberem como a sustentabilidade é compatível, quem sabe fundamental, com o futuro dos negócios”. Sofia Santos, por sua vez, enalteceu o potencial da sustentabilidade: “Esta luta contra as alterações climáticas pode ser também uma oportunidade de negócio. Um novo modelo económico traz também oportunidades de negócio”.

O programa tratará temas como o Acordo de Paris, Redefinição de Crescimento, Economia Circular, Due Diligence ESG: ambiente, social e governance na análise de risco das organizações, Produtos Financeiros Sustentáveis e Sustainable Asset Management.

“O ISEG teve a coragem de ser pioneiro ao lançar o curso para executivos sobre Sustainable Finance que se tornou, no último ano, um dos principais temas da Agenda Europeia”, tinha já escrito Sofia Santos no ECO/Capital Verde. A primeira edição deste curso de 8 dias avança com 32 alunos, tendo mais de 40 pessoas concorrido às 5 “Bolsas Gulbenkian Competências Verdes para Executivos” que foram atribuídas pela Fundação.

“Constatamos assim que há uma imensa apetência para saber mais sobre como podemos e iremos financiar a economia verde”, sublinhou a economista.

A lista de professores inclui, na sua opinião, “alguns dos melhores do mundo no tema da sustainable finance”: Paul Fisher com 16 anos experiência no Banco de Inglaterra, nomeadamente como Deputy Head Prudential Regulation Authority and Executive Director for Supervisory Risk Specialists and Regulatory Operations, tendo sido também membro do High Level Experts Group on Sustainable Finance da Comissão Europeia; Pierre Rousseau, Senior Strategic Advisor for Sustainable Busines no BNP Paribas; Ana Jantarada, que lidera a equipa de Sustainable Finance Markets do BPN Paribas em Lisboa; Richard Burret Head of Sustainability na Earth Capital e Administrador não executivo independente do Triodos Bank UK, e Administrador não executivo do Union Bank of Nigeria PLC; Erick Van Labeck , Head of Research de Investimento Sustentável na OFI Asset Management; e Matteo Bigoni, Head of Certifications na Carbon Bond Initiative; Miguel J. Martins, ex-Banco Mundial IFC e atualmente professor na Harvard Graduate School of Design, entre outros professores especializados em Alterações Climáticas, Serviços dos Ecossistemas e Economia Circular.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já arrancou no ISEG o primeiro programa de formação de executivos sobre Finanças Sustentáveis em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião