Haitong Bank com prejuízos de 11,5 milhões por causa da pandemia

  • Lusa
  • 19 Setembro 2020

Chairman do Haitong Bank sublinha que o banco enfrentou um duplo impacto da pandemia de covid-19, no primeiro trimestre na operação na Ásia e no segundo trimestre na Europa.

O Haitong Bank registou perdas de cerca de 11,53 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, contra lucros de 11,17 milhões de euros no mesmo período de 2019, foi anunciado.

No relatório interno do banco divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o presidente da conselho de administração o Haitong Bank, Lin Yong, sublinha que o banco enfrentou um duplo impacto da pandemia de covid-19, no primeiro trimestre na operação na Ásia e no segundo trimestre na Europa, mas refere que está confiante numa recuperação no segundo semestre.

Devido a este duplo impacto, o rendimento bancário do Haitong baixou para 24 milhões de euros nos primeiros seis meses deste ano, menos 57% que no mesmo período de 2019, adianta o chairman do banco.

Apesar da pandemia, o banco diz que manteve uma forte posição em termos de capital, como um dos bancos mais capitalizados do sistema no primeiro semestre, com um rácio CET1 de 26,6% e um rácio de capital de 33,8%, adianta Yong.

O Banco Espírito Santo Investimento (BESI) foi vendido em 2015 ao grupo chinês Haitong por 379 milhões de euros, dando origem ao Haitong Bank.

Em 04 de setembro, O acionista do Haitong Bank (ex-BES Investimento), a Haitong Securities, anunciou ter registado um lucro de 690 milhões de euros no primeiro semestre de 2020, que comparam com 707 milhões de euros registados no mesmo período do ano passado.

Em comunicado divulgado, a casa-mãe do Haitong Bank anunciou que registou lucros de 5,48 mil milhões de renmimbi (moeda chinesa), cerca de 690 milhões de euros no primeiro semestre do ano, “em linha com o resultado recorde atingido em 2019”, de 5,53 mil milhões de renmimbi (707 milhões de euros).

O ECO revelou que o Haitong Bank estava interessado na aquisição do EuroBic, numa operação para alargar a atividade à banca comercial, mas o acionista chinês deu ordem para deixar cair o interesse.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Haitong Bank com prejuízos de 11,5 milhões por causa da pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião