Juiz Pedro Mourão arrisca expulsão por ter vivido em casa de arguido do processo BPN

  • ECO
  • 26 Setembro 2020

Pedro Mourão viveu durante "meia dúzia de anos", sem pagar renda, em casa de um dos arguidos do processo BPN, e a quem o Estado reclama mais de 100 milhões de euros.

O juiz desembargador Pedrou Mourão arrisca a expulsão do Conselho Superior da Magistratura (CSM) por suspeitas de ter violado uma regra do estatuto. De acordo com o Correio da Manhã (acesso pago), este terá vivido numa casa, sem pagar renda, pertencente a Carlos Marques, arguido num dos processos do BPN. Pedro Mourão afirma que “desconhecia a situação”.

Em curso está já uma investigação do CSM, tendo sido nomeado um inspetor judicial extraordinário, podendo o juiz Pedro Mourão vir mesmo a ser expulso da magistratura. De acordo com o CM, este terá vivido durante “meia dúzia de anos”, sem pagar renda, numa moradia com piscina em Queijas, Oeiras, pertencente a Carlos Marques, arguido num dos processos do BPN e a quem o Estado reclama mais de 100 milhões de euros.

Em declarações ao CM, Pedro Mourão confirmou já ter sido ouvido pelo inspetor judicial, acreditando que “o desfecho deverá ser o arquivamento do inquérito”. “Quando fui por favor para essa casa desconhecia a situação. O facto de o senhorio ser uma empresa desse meu amigo Carlos Marques que está com problemas com a Justiça é uma coisa que me transcendia. Ou seja, a situação em concreto não me colocava em crise o que quer que fosse”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juiz Pedro Mourão arrisca expulsão por ter vivido em casa de arguido do processo BPN

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião