PSI-20 sobe com a ajuda do BCP após sete sessões de quedas

A bolsa nacional está a valorizar no início desta semana, contrariando a tendência das últimas sete sessões em que caiu. O BCP é das cotadas que mais sobe, recuperando de mínimos históricos.

A bolsa nacional está a valorizar no início da sessão desta segunda-feira, terminando com o ciclo de sete descidas consecutivas que registou até sexta-feira. O PSI-20 sobe 0,93% para os 4.031,97 pontos, com destaque para a subida do BCP que recupera após ter renovado sucessivamente mínimos históricos.

A negociação a nível mundial está a ser beneficiada pelos sinais que chegam da China de que a economia está a recuperar de forma expressiva. Recentemente, a OCDE estimou que a economia chinesa será a única entre as maiores a crescer em 2020, aguentando o impacto da crise pandémica.

O Stoxx 600, o índice que agrega as 600 principais cotadas europeias, sobe quase 1%. Entre as principais bolsas europeias, o alemão DAX sobe 1,7%, o francês CAC avança 1,4%, o espanhol IBEX também soma 1,4% e o britânico FTSE sobe 0,9%.

Na Europa, os investidores aguardam com expectativa as declarações que a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, irá fazer esta segunda-feira numa reunião com os eurodeputados da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários para o habitual “Diálogo Monetário”.

Em Lisboa, o BCP destaca-se com uma subida de 2,9% para os 8,15 cêntimos, recuperando dos mínimos históricos que tocou na sexta-feira e depois de se saber que o BCP poderá admitir uma fusão com o Montepio, de acordo com o Expresso de sábado. O BCP não quis fazer comentários e o Ministério das Finanças desmentiu que tenham acontecido reuniões “para abordar o tema do Montepio”.

A maior subida é da Semapa com 2,93% para os 7,38 euros. Segue-se ainda a Sonae com 1,75% para os 58 cêntimos, a Navigator que soma 1,55% para os 2,09 euros e os CTT que sobem 1,26% para os 2,41 euros.

A contrariar a tendência positiva do PSI-20 está apenas a Ibersol que desce 1,92% para os 5,1 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 sobe com a ajuda do BCP após sete sessões de quedas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião