Petróleo cai 5% com pessimismo sobre a procura

Preocupações em torno da procura de combustível, numa altura em que a Europa e os Estados Unidos lutam contra um aumento nas novas infeções pelo novo coronavírus, pesam nas cotações.

Os preços do petróleo estão sobre forte pressão esta terça-feira. O crude norte-americano tomba já perto de 5%, a acusar as preocupações em torno da procura de combustível, numa altura em que a Europa e os Estados Unidos lutam contra um aumento nas novas infeções pelo novo coronavírus.

Os investidores em matérias-primas permanecem ainda cautelosos antes do primeiro debate presidencial dos EUA entre o democrata Joe Biden e o republicano Donald Trump que ocorre esta terça-feira.

A um dia do fim do mês, o preço do barril de brent , referência para as importações nacionais, recua 4,2%, para os 40,65 dólares, enquanto o barril de crude norte-americano derrapa 4,63%, para os 38,72 dólares. As duas referências do mercado petrolífero estão assim em mínimos de cerca de duas semanas.

Evolução das cotações do brent

O acentuado recuo nas cotações do “ouro negro” acontece numa altura em que mais de um milhão de pessoas em todo o mundo morreram de Covid-19, um marco desolador da pandemia que está a devastar a economia global e a procura por combustível.

“A evolução do cenário da Covid é um enorme risco de queda para os preços do petróleo”, diz Craig Erlam, analista sénior da OANDA, citado pela Reuters.

Neste quadro, os responsáveis das maiores corretoras do mundo preveem uma recuperação da procura de petróleo morna e a estabilização dos preços ​durante os próximos meses e possivelmente até anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo cai 5% com pessimismo sobre a procura

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião