PAN apoia Ana Gomes nas presidenciais

Na ausência de um candidato próprio, o PAN decidiu que vai apoiar Ana Gomes nas eleições presidenciais do próximo ano.

A líder parlamentar do PAN, Inês Sousa Real, anunciou esta quinta-feira que o partido, na ausência de um candidato próprio, irá apoiar Ana Gomes nas eleições presidenciais do próximo ano.

“A comissão política nacional do PAN, Pessoas, Animais e Natureza, decidiu que o partido não poderia colocar-se à margem desta eleição. O ideário e o projeto político do PAN não podiam autoexcluir-se deste processo que ocorre num momento determinante para o país e por isso mesmo, sendo esta uma eleição de pessoas e não de partidos, o PAN decidiu apoiar a candidatura de Ana Gomes à Presidência da República“, afirmou a líder parlamentar, em declarações transmitidas pela RTP3.

Para o partido, “Ana Gomes é uma candidata forte e independente que vai ao encontro do ideário e dos valores do PAN“. “É a única candidata que se apresenta como progressista, humanista, europeísta e que sente a emergência climática que vivemos e as preocupações também dos nossos jovens”, argumentou a líder parlamentar, assinalando que a ex-eurodeputada consegue agregar eleitores de vários quadrantes. O PAN diz acreditar que Ana Gomes pode levar as eleições a uma segunda volta e de a vencer.

Na declaração após a reunião da comissão política nacional, Inês Sousa Real aproveitou tanto para atacar André Ventura, que apelidou de “populista”, como Marcelo Rebelo de Sousa, por causa do seu “conservadorismo” e por ser o símbolo do bloco central. A deputada do PAN recordou os acordos entre o PS e o PSD, que diz serem “perigosos para a democracia” por escaparem ao controlo do Parlamento, para acabar com os debates quinzenais, para as eleições das CCDR, entre outros exemplos.

“A par da crise social, económica e ambiental, vivemos também um contexto em que as instituições democráticas têm mostrado pouco interesse no combate à corrupção e são constantemente enredadas em situações de conflitos de interesse, compadrio político e de promiscuidade ou subserviência para com certos interesses instalados – como sejam o futebol, a banca, o agronegócio, o setor energético e a indústria do petróleo“, criticou a deputada do PAN, destacando que “esta postura, alimentada pelos partidos do sistema, e em especial por PS e PSD, tem levado a uma quebra de confiança e ao afastamento da participação cívica“.

Em entrevista ao ECO publicada esta quinta-feira, Inês Sousa Real explicava o porquê do partido não apresentar um candidato próprio: “Nem sempre os partidos têm de concorrer a todos os atos eleitorais, nomeadamente as presidenciais. Neste contexto, o PAN está numa fase de crescimento, de consolidação“. “Optarmos também por não o fazer tendo em conta esta transição deste ano em que temos um novo grupo parlamentar, estamos dedicados ao trabalho parlamentar ao mesmo tempo que o partido está a crescer ao nível das suas bases locais e vamos ter para o ano as autárquicas”, acrescentou.

Numa nota pessoal, ainda sem a decisão do partido, a deputada do PAN abria a porta ao apoio de Ana Gomes, elogiando as mulheres que se candidatam a estas eleições. “Eu pessoalmente acho que não termos tido até hoje uma mulher como Presidente da República é um mau sinal para a democracia e fico muito feliz por termos pelo menos duas mulheres candidatas que se estão a bater obviamente pelo segundo lugar, nomeadamente a Ana Gomes“, disse Inês Sousa Real.

(Notícia atualizada às 11h57 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PAN apoia Ana Gomes nas presidenciais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião