1,2 milhões de portugueses já descarregaram aplicação Stayaway Covid

Aplicação de rastreio da Covid-19 já foi descarregada por 1,2 milhões de portugueses, sendo que 97 pessoas foram alertadas pela app que tinham estado em contacto com alguém infetado.

Após um mês do lançamento, a aplicação Stayaway Covid já foi descarregada por 1,2 milhões de portugueses, sendo que 97 pessoas dessas pessoas foram informadas que estiveram em contacto com alguém infetado com a Covid-19, adiantou Luís Goes Pinheiro, presidente dos serviços partilhados do ministério da Saúde, em declarações à RTP.

“Quase 1,2 milhões de pessoas descarregaram a aplicação e ela tem vindo a ser usada. Já foram inseridos 95 códigos na aplicação e já houve 97 pessoas que ligaram para o SNS24 a indicar que receberam a notificação da aplicação a informar que tinham estado em contacto como uma pessoa a quem foi diagnosticada Covid-19”, explica Luís Goes Pinheiro.

O presidente dos serviços partilhados do Ministério da Saúde diz que “quando alguém recebe a indicação que esteve em contacto com alguém infetado é dado a essa pessoa um código e cabe à pessoa decidir se o insere ou não na aplicação. Esta aplicação é precisamente para que as pessoas não tenham medo e percebam a necessidade de instalar a app. Conservam o poder de decisão até ao final e o anonimato sempre. Os restantes utilizadores só vão saber que tiveram com uma pessoa infetada com Covid-19”.

Luís Goes Pinheiro sublinha que se a aplicação der sinal que a pessoa teve em contacto com alguém infetado, o recomendado é ligar para o SNS24. “A própria aplicação muda de cor e informa “ligue para o SNS24”. A aplicação quando não existe qualquer contacto tem a cor verde e muda para amarelo caso a pessoa esteja com alguém infetado. A SNS24 encaminha a pessoa para as autoridades de saúde e esta será integrada no sistema e acompanhada”, explica.

O presidente dos serviços partilhados do Ministério da Saúde acrescenta que um dos aspetos mais relevantes desta pandemia é a identificação rápida das cadeias de contágio, alertando para a importância desta aplicação. “Se todos colaborarmos seguramente que todos vamos beneficiar e os portugueses têm dado mostras nesta pandemia e têm sido absolutamente extraordinários na forma como têm confiado nas autoridades de saúde”, conclui Luís Goes Pinheiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

1,2 milhões de portugueses já descarregaram aplicação Stayaway Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião