Dívida pública sobe 2,4 mil milhões em agosto e bate novo recorde

A dívida pública, na ótica de Maastricht, subiu 2.440 milhões de euros em agosto para os 267.114 milhões de euros. Os dados foram divulgados pelo Banco de Portugal.

A dívida pública, na ótica de Maastricht (a que interessa a Bruxelas), subiu 2.440 milhões de euros em agosto para os 267.114 milhões de euros, o que representa o valor mais elevado de sempre do stock do endividamento público. O anterior recorde tinha sido alcançado em julho com a dívida pública a chegar aos 264.670 milhões de euros. Os dados foram divulgados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal.

No segundo trimestre, o rácio da dívida pública, isto é, o stock face à dimensão da economia, que é o indicador mais seguido a nível internacional, tinha subido para os 126,1% do PIB num período em que o PIB caiu 16,3%. O rácio da dívida pública tinha fechado 2019 nos 117,7% do PIB. O Governo esperava no OE2020 terminar 2020 nos 116,2% do PIB, mas a pandemia veio trocar as contas com a previsão a ser agora de 133,8% do PIB.

“Em agosto de 2020, a dívida pública situou-se em 267,1 mil milhões de euros, aumentando 2,4 mil milhões de euros face ao mês anterior”, escreve o banco central liderado pelo ex-ministro das Finanças, Mário Centeno, explicando que “para este aumento contribuíram essencialmente as emissões de títulos de dívida, no valor de 2,6 mil milhões de euros”. Ou seja, foi a emissão de dívida por causa da crise pandémica a ditar um novo recorde.

Stock da dívida pública em novo máximo

Os dados do Banco de Portugal revelam ainda que os ativos em depósitos das administrações públicas aumentaram 5,4 mil milhões de euros para os 24,54 mil milhões de euros. Assim, a dívida pública líquida de depósitos diminuiu 2,9 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 242,6 mil milhões de euros.

(Notícia atualizada às 11h04 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dívida pública sobe 2,4 mil milhões em agosto e bate novo recorde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião