Banco Central Europeu já está a analisar euro digital

  • Lusa
  • 2 Outubro 2020

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE) refere que o euro digital é "uma obrigação" que o supervisor comunitário deve considerar num futuro próximo.

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, acredita que a possível questão de um euro digital é “uma obrigação” que o supervisor comunitário deve considerar, acrescentando que, de facto, já existe “um período de reflexão”.

Durante o seu discurso por videoconferência no 2º Fórum La Toja, Guindos indicou que o euro digital “é uma variável importante num mundo cada vez mais digital”, e que ter esta nova moeda “é um acompanhamento” e não um substituto, do euro em papel que “pode ser indispensável”.

Guindos especificou que existe um grupo de trabalho interno no BCE que já está a analisar as “muitas implicações e consequências” que poderiam decorrer da emissão de uma moeda digital.

O antigo ministro da Economia do Governo de Mariano Rajoy, que teve a oportunidade de saudar como colega no Fórum La Toja, disse ainda que “há muitas implicações a serem cuidadosamente analisadas, mas que é esse o caminho”.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

Banco Central Europeu já está a analisar euro digital

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião