BCE propõe à UE que torne o fundo de recuperação permanente
Banco central concluiu que o fundo "assegura apoio macroeconómico mais forte a países mais vulneráveis". Sugere, por isso, que seja integrado de forma permanente nos instrumentos orçamentais europeus.
O Banco Central Europeu (BCE) defende que o fundo de recuperação da União Europeia seja transformado num instrumento permante. A proposta é dirigida aos Estados-membros da União Europeia, numa altura em que a Comissão Europeia se prepara para emitir 750 mil milhões de euros em dívida para apoiar a economia do euro, incluindo através de 390 mil milhões em subvenções a fundo perdido.
Numa análise a que o Financial Times (acesso condicionado / conteúdo em inglês) teve acesso, o BCE avaliou o benefício do fundo para cada país. Concluiu que o fundo “assegura um apoio macroeconómico mais forte a países mais vulneráveis”. Países como Croácia e Bulgária vão ter um ganho líquido (excluindo as contribuições que terão de fazer) superior a 10% do PIB pré-Covid, seguindo-se a Grécia com 9%. Entre os maiores beneficiários estão igualmente Portugal (5,4%), Espanha (3,4%) e Itália (1,9%).
Apesar de ser um instrumento não recorrente, o BCE defende que o fundo “poderá dar lições para a união económica e monetária, à qual ainda falta a capacidade orçamental permanente a nível supranacional para a estabilização macroeconómica em cada de uma crise profunda”, aponta. A entidade monetária liderada por Christine Lagarde terá assim sugerido que o fundo de recuperação seja integrado no arsenal dos decisores políticos quando voltarem a ser implementas as regras orçamentais da UE, de acordo com o FT.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BCE propõe à UE que torne o fundo de recuperação permanente
{{ noCommentsLabel }}