Elvira Fortunato vence prémio europeu Horizon Impact Award 2020

O projeto "Invisible" da cientista Elvira Fortunato, que desenvolveu o primeiro ecrã produzido com materiais sustentáveis, foi o único português e o vencedor do concurso Horizon Impact Award 2020.

Elvira Fortunato é a vencedora do prémio europeu Horizon Impact Award 2020, que distingue projetos com impacto na sociedade. O prémio de 10 mil euros foi atribuído ao projeto “Invisible, que permitiu desenvolver o primeiro ecrã produzido com materiais sustentáveis. O ecrã foi desenvolvido no Centro de Investigação de Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA, em parceria com a Samsung. Foi o único projeto português a chegar aos dez finalistas e foi anunciado esta quarta-feira, durante o European Research and Innovation Days.

O projeto da cientista e vice-reitora da Universidade Nova de Lisboa já foi comercializado por diversas empresas e trata-se de uma nova área tecnológica ao serviço de diferentes indústrias, como a impressão a jato de tinta ou os diagnósticos médicos inteligentes.

Para Elvira Fortunato, “este prémio representa um reconhecimento do trabalho de investigação numa área pioneira a nível europeu e gostaria de o dedicar à melhor equipa do mundo: CENIMAT|i3N”, refere a vencedora, em comunicado.

No vídeo, pode ver um pouco mais sobre os dez finalistas do concurso Horizon Impact Award 2020, que distingue os projetos financiados pela União Europeia, no âmbito do programa Horizonte 2020, cujos resultados criaram impacto social na Europa e no mundo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Elvira Fortunato vence prémio europeu Horizon Impact Award 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião