Salgado podia ter sido afastado do BES antes da resolução do banco

  • ECO
  • 2 Outubro 2020

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, poderia ter sido afastado do cargo um ano antes da resolução do banco. A competência estava no Banco de Portugal.

A resolução do Banco Espírito Santo (BES) deu-se a agosto de 2014, mas Ricardo Salgado poderia ter sido afastado um ano antes. Segundo referiu a Comissão de Auditoria Independente (CAI) ao jornal Público, o Banco de Portugal (BdP) detinha poderes legais para afastar o presidente do BES.

No relatório final de avaliação da ação do BdP ao caso GES/BES apresentado em 2015, a CAI identificou ainda várias “insuficiências no acompanhamento do caso e explicações pouco convincentes para as decisões tomadas” durante o colapso do BES.

Considerado matéria reservada, o relatório foi coordenado pelo ex-vice-governador João Costa Pinto e teve como principal objetivo analisar a atuação do BdP nos casos GES/BES. O resultado da avaliação é “muito crítico da atuação do BdP”, relativamente ao acompanhamento ao GES e BES, segundo apurou o Público.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Salgado podia ter sido afastado do BES antes da resolução do banco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião