BCE mais preocupado com velocidade de apreciação do euro do que com taxa de câmbio

  • Lusa
  • 8 Outubro 2020

Os governadores do BCE estão mais preocupados com a velocidade de apreciação do euro face ao dólar do que com o nível da taxa de câmbio. Esta preocupação consta nas atas da reunião da instituição.

O conselho de governadores do Banco Central Europeu (BCE) está mais preocupado com a velocidade de apreciação do euro face ao dólar e a outras moedas do que com o nível da taxa de câmbio.

Esta preocupação consta nas atas da reunião de política monetária do BCE de 10 de setembro, publicada esta quinta-feira.

Naquela reunião, o BCE manteve os estímulos monetários e reconheceu que a recuperação económica do impacto da pandemia é desigual entre os países da zona euro.

“Dada a abertura da economia da Zona Euro, os membros do conselho de governadores do BCE consideraram que uma nova apreciação da taxa de câmbio constitui um risco para o crescimento e para a inflação”, de acordo com a ata.

De facto, os funcionários do BCE consideraram nas projeções macroeconómicas de setembro “um impacto significativo da apreciação da taxa de câmbio do euro na taxa de inflação” da zona.

O euro apreciou-se significativamente em relação ao dólar, mas também em relação a quase todas as moedas das economias avançadas e emergentes desde meados de julho, quando o BCE realizou a reunião anterior antes das férias de verão.

Esta apreciação, acrescentam as atas, reflete parcialmente a melhoria da avaliação de risco da zona euro na sequência do acordo político sobre o plano de recuperação da União Europeia (UE).

A fuga dos investidores para ‘portos seguros’, como o dólar, que assim se tinha valorizado no início da pandemia face à perceção dos riscos nos mercados, foi reduzida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE mais preocupado com velocidade de apreciação do euro do que com taxa de câmbio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião