Trump dá esperança e Wall Street avança

Presidente dos EUA assinalou progressos nas negociações em torno de algumas medidas de apoio ao setor da aviação e famílias. Wall Street avança pelo segundo dia seguido.

As bolsas norte-americanas fecharam em alta pela segunda sessão consecutiva, depois de o Presidente dos EUA ter deixado os investidores otimistas em relação à aprovação de estímulos à economia, apesar dos dados menos favoráveis do mercado de trabalho.

O S&P 500 somou 0,80% para 3.446,85 pontos, tendo sido acompanhado pelo industrial Dow Jones e pelo tecnológico Nasdaq, que subiram 0,43% e 0,50%, respetivamente.

Há dois dias, Donald Trump anunciou o fim das negociações com os democratas em torno de um amplo pacote de apoio à economia até depois das eleições. Porém, pediu ao Congresso que aprovasse algumas medidas mais específicas, entre elas um apoio de 1.200 dólares às famílias ou um plano de resgate à indústria da aviação. Segundo Trump, as discussões com os democratas para dar luz verde a estes estímulos estão a registar progressos.

A porta-voz da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, referiu, entretanto, que a legislação para ajudar as companhias aéreas são matéria de segurança nacional e que apenas poderá passar pelo Congresso se houver garantias de que as negociações em torno de um pacote de estímulos mais amplo sejam retomadas.

“Estamos claramente a ser impulsionados pela perspetiva de termos mais estímulos orçamentais. É isso que está a puxar pelas bolsas. Tem sido assim desde o verão. O mercado está apenas a reagir a cada declaração sobre o ponto em que estamos em termos de política orçamental”, referiu Art Hogan, da National Securities, citado pela agência Reuters.

A travar uma maior subida estiveram os dados divulgados pelo Departamento do Trabalho, que revelou que 840 mil americanos pediram acesso ao subsídio de desemprego na semana que terminou a 3 de outubro, ligeiramente abaixo dos 849 mil pedidos da semana anterior. Ainda assim, os analistas esperavam uma queda mais acentuada: 820 mil pedidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump dá esperança e Wall Street avança

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião