Bison Bank aumenta capital e abre porta a novos investidores

Bison Bank realizou 5,7 milhões do aumento de capital de 19 milhões que tenciona concluir até final do ano. Grupo chinês admite a entrada de novos acionistas no banco de investimento ex-Banif.

O Bison Bank já realizou 5,7 milhões de euros do aumento de capital de 19 milhões de euros com que se comprometeu junto do Banco de Portugal e assegura que vai concluir o reforço de capital até final do ano. Pela primeira vez, o grupo chinês admite oficialmente a entrada de novos acionistas no banco de investimento ex-Banif.

O Bison group está aberto a receber investidor(es) credível(éis) como parceiro(s) estratégico(s) na estrutura acionista do banco, para que mais recursos estratégicos estejam disponíveis para acelerar o crescimento do banco”, adiantou fonte oficial do acionista do banco em declarações ao ECO.

O Bison Bank é detido pela Bison Capital Financial, que é detido por sua vez pela Bison Capital Holding Company Limited, com sede em Hong Kong.

O Bison group está aberto a receber investidor(es) credível(éis) como parceiro(s) estratégico(s) na estrutura acionista do banco, para que mais recursos estratégicos estejam disponíveis para acelerar o crescimento do banco.

Bison Capital Financial

Quando comprou o antigo banco de investimento do Banif, o grupo chinês comprometeu-se perante o Banco de Portugal a injetar 60 milhões de euros no Bison Bank até final de 2019. Porém, só colocou 41 milhões através de um aumento de capital realizado em julho de 2018, quando adquiriu o banco aquisição à Oitante.

O aumento de capital foi sendo adiado. O Banco de Portugal chegou a enviar uma carta ao banco a impor como data limite o fim de junho deste ano. Mas só agora, no final de setembro, é que o Bison Bank registou o aumento de capital de 19 milhões de euros, ainda que tenha realizado apenas 5,7 milhões. Ou seja, faltam 13,3 milhões.

“Considerando o total compromisso no aumento de capital, os rácios prudenciais, bem como a necessidade de capital para o desenvolvimento do banco, o acionista decidiu aumentar o capital em 19 milhões de euros, dos quais 5,7 milhões de euros já estão concluídos e os restantes 13,3 milhões de euros serão realizados até ao fim de dezembro de 2020“, esclarece o acionista do Bison Bank.

Questionado sobre se o supervisor aceitou um aumento de capital de forma “faseada”, o grupo responde que tem “mantido uma comunicação atempada sobre o plano e progresso do aumento de capital com o Banco de Portugal, através da qual o acionista demonstrou o seu forte compromisso através de esforços consistentes com o banco”.

O Bison Bank fechou o primeiro semestre do ano com prejuízos de cerca de 3,6 milhões de euros, período marcado pela pandemia. O banco empregava 57 trabalhadores no final de 2019. Após a conclusão do aumento de capital, a instituição terá um capital de 198 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bison Bank aumenta capital e abre porta a novos investidores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião