Há 1.394 novos casos de Covid-19 em Portugal e morreram mais 12 pessoas

Nas últimas 24 horas foram identificados 1.394 casos de coronavírus em Portugal. O número total de pessoas que foram infetadas sobe para 83.928.

Depois de um dia em que as infeções diárias superaram as mil, Portugal voltou a ficar acima dessa faixa, com 1.394 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas. É uma subida de 1,69% face ao dia anterior, com o total de pessoas já infetadas a ascender a 83.928. Morreram mais 12 pessoas devido ao Covid-19, de acordo com o último balanço oficial da Direção-Geral de Saúde (DGS).

Em termos absolutos, este é o segundo maior número de casos diários registados, após 10 de abril, quando se identificaram 1.516 casos. No entanto, é de sublinhar que nesse dia o boletim contemplava uma atualização dos casos, o que fez elevar o número.

A ministra da Saúde adiantou que nos últimos sete dias a taxa de incidência da doença foi de 64,6 novos casos por 100 mil habitantes, na conferência de imprensa habitual. Marta Temido apontou que os indicadores “inspiram naturais preocupações” sobre a pressão sobre o Serviço Nacional de Saúde, mas sublinhou os reforços feitos nos últimos tempos.

A diretora-geral da Saúde deixou também um alerta para cuidados com as relações com as famílias, adiantando que “confraternizações familiares e festejos como bodas e batizados são responsáveis por 67% dos casos confirmados nos últimos dias em Portugal”, nomeadamente pela descontração que se verifica nestes eventos e a retirada da máscara durante as refeições.

Boletim epidemiológico de 9 de outubro

O boletim da DGS adianta ainda que o número de pacientes internados aumentou em 10, para um total de 811, sendo que há 125 pessoas em unidades de cuidados intensivos (mais 10 que no dia anterior).

Quanto ao número de casos ativos em Portugal, contabilizam-se mais 735 face ao balanço anterior, sendo que, nas últimas 24 horas, foram dadas como recuperadas 647 pessoas. Marta Temido adianta que cerca de 97,3% dos casos ativos estão em casa. Existem ainda 47.721 pessoas que estão sob vigilância das autoridades de saúde por terem estado em contacto com pessoas infetadas.

A nível regional, em termos absolutos, a região de Lisboa e Vale do Tejo continua a ser aquela com maior número de casos de contágio já identificados, apesar de a região Norte ter sido a que registou o maior número de novas infeções esta sexta-feira.

A região de Lisboa e Vale do Tejo contabiliza 42.266 casos, com o total de mortos a ser de 822. Segue-se a região Norte (com 30.800 casos e 908 mortes) e o Centro (6.758 casos e 272 mortes). Já o Algarve conta 1.923 casos e 20 mortes e o Alentejo 1.615 casos e 25 mortes. Nas ilhas, os Açores registam um total de 294 casos e 15 falecimentos, enquanto a Madeira acumula 272 infeções e nenhum óbito.

(Notícia atualizada às 15h00)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há 1.394 novos casos de Covid-19 em Portugal e morreram mais 12 pessoas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião